Time da NFL ostenta retrospecto impressionante em trocas de papas; entenda

Equipe tem ‘histórico abençoado’ e pode ir mais uma vez ao Super Bowl após temporada de destaque

Papa Leão XIV pode ‘levar’ os Seahawks a mais um Super Bowl?

O Seattle Seahawks tem alguns motivos para acreditar em mais uma ida ao Super Bowl. Defesa sólida, ataque efetivo, qualidade do time de especialistas, ou até mesmo Jaxon Smith-Njigba? Nada disso. Talvez o motivo que mais tem feito os fãs da franquia acreditarem em mais uma participação no principal jogo da temporada da NFL seja outro: o papa Leão XIV.

Para entender esta relação, vamos voltar ao primeiro Super Bowl da franquia, disputado em 2006, quando Matt Hasselbeck ainda era o quarterback da equipe. Em 2005, faleceu o papa João Paulo II, e assumiu o posto Bento XVI. Curiosamente, foi a primeira aparição da franquia no maior jogo do ano da NFL, após treze vitórias na temporada regular (guarde este número).

O resultado, contudo, não foi o esperado. Derrota para os Steelers por 21 a 10.

Coincidência?

Em 2013, agora com o histórico elenco de Russell Wilson, Marshawn Lynch e a ‘Legion of Boom’, — defesa liderada por Kam Chancellor, Richard Sherman e Earl Thomas —, o Seattle Seahawks teve mais uma temporada com treze vitórias antes dos playoffs.

A coincidência? Em 2013, o papa Bento XVI renunciou ao cargo e quem assumiu o posto foi o papa Francisco. Curiosamente, Seattle chegou novamente ao Super Bowl, disputado em fevereiro de 2014.

Dessa vez, um resultado diferente: vitória avassaladora sobre o Denver Broncos de Peyton Manning por 43 a 8, e primeiro título da história da franquia.

História se repete em 2025

Em 2025, o torcedor de Seattle se apega em mais uma troca papal para chegar ao Super Bowl. Em abril de 2025, faleceu o papa Francisco (mesmo mês da morte de João Paulo II), e o norte-americano Robert Francis Prevost assumiu como papa Leão XIV.

Curiosamente, os Seahawks estão com 13 vitórias na temporada regular, com apenas um jogo restante (contra os 49ers, valendo a liderança da NFC Oeste e da Conferência). Caso a ‘profecia’ se concretize, este pode ser o terceiro Super Bowl da história da equipe logo após a troca do papa.

Contudo, há um detalhe: o novo papa é de Chicago, e os Bears também estão nos playoffs. Assim, os torcedores da equipe do brasileiro Cairo Santos também estão esperançosos com um retorno ao jogo mais importante do ano.

Vagas garantidas e eliminações confirmadas

Até o momento, já estão classificados para os playoffs da NFL: Broncos, Patriots, Jaguars, Bills, Chargers, Eagles, Seahawks, Rams, Bears, 49ers, Packers e Texans. Ainda restam duas vagas em aberto, uma em cada conferência.

  • Já estão eliminados da disputa na AFC: Colts, Dolphins, Chiefs, Bengals, Browns, Jets, Titans e Raiders.
  • Na NFC, não avançam: Lions, Vikings, Cowboys, Falcons, Saints, Commanders, Cardinals e Giants.
Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports

Ouvindo...