O Seattle Seahawks tem alguns motivos para acreditar em mais uma ida ao Super Bowl. Defesa sólida, ataque efetivo, qualidade do time de especialistas, ou até mesmo Jaxon Smith-Njigba? Nada disso. Talvez o motivo que mais tem feito os fãs da franquia acreditarem em mais uma participação no principal jogo da temporada da
Para entender esta relação, vamos voltar ao primeiro Super Bowl da franquia, disputado em 2006, quando Matt Hasselbeck ainda era o quarterback da equipe. Em 2005, faleceu o papa João Paulo II, e assumiu o posto Bento XVI. Curiosamente, foi a primeira aparição da franquia no maior jogo do ano da NFL, após treze vitórias na temporada regular (guarde este número).
O resultado, contudo, não foi o esperado. Derrota para os Steelers por 21 a 10.
Coincidência?
Em 2013, agora com o histórico elenco de Russell Wilson, Marshawn Lynch e a ‘Legion of Boom’, — defesa liderada por Kam Chancellor, Richard Sherman e Earl Thomas —, o Seattle Seahawks teve mais uma temporada com treze vitórias antes dos playoffs.
A coincidência? Em 2013, o papa Bento XVI renunciou ao cargo e quem assumiu o posto foi o papa Francisco. Curiosamente, Seattle chegou novamente ao Super Bowl, disputado em fevereiro de 2014.
Dessa vez, um resultado diferente: vitória avassaladora sobre o Denver Broncos de Peyton Manning por 43 a 8, e primeiro título da história da franquia.
História se repete em 2025
Em 2025, o torcedor de Seattle se apega em mais uma troca papal para chegar ao Super Bowl. Em abril de 2025, faleceu o papa Francisco (mesmo mês da morte de João Paulo II), e o norte-americano Robert Francis Prevost assumiu como papa Leão XIV.
Curiosamente, os Seahawks estão com 13 vitórias na temporada regular, com apenas um jogo restante (contra os 49ers, valendo a liderança da NFC Oeste e da Conferência). Caso a ‘profecia’ se concretize, este pode ser o terceiro Super Bowl da história da equipe logo após a troca do papa.
Contudo, há um detalhe: o novo papa é de Chicago, e os Bears também estão nos playoffs. Assim, os torcedores da equipe do brasileiro Cairo Santos também estão esperançosos com um retorno ao jogo mais importante do ano.
Vagas garantidas e eliminações confirmadas
Até o momento, já estão classificados para os playoffs da NFL: Broncos, Patriots, Jaguars, Bills, Chargers, Eagles, Seahawks, Rams, Bears, 49ers, Packers e Texans. Ainda restam duas vagas em aberto, uma em cada conferência.
- Já estão eliminados da disputa na AFC: Colts, Dolphins, Chiefs, Bengals, Browns, Jets, Titans e Raiders.
- Na NFC, não avançam: Lions, Vikings, Cowboys, Falcons, Saints, Commanders, Cardinals e Giants.