Entidades brasileiras do futebol americano, a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) e a Associação de Clubes de Futebol Americano (ACFA) anunciaram, nesta segunda-feira (11), a unificação dos campeonatos nacionais. Até então, dois torneios nacionais organizados por cada órgão eram disputados ao ano.
“A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) e a Associação de Clubes de Futebol Americano (ACFA) informam à comunidade através desta nota que, após algumas reuniões, ambas as instituições chegaram a um acordo para unificar os campeonatos nacionais a partir desta temporada (2025)”, divulgaram as entidades.
Até então, a CBFA organizava o Brasileirão, enquanto a ACFA ficava a cargo da Liga BFA. “Um novo passo, um novo nacional, para um novo momento do FABR”, finalizaram as entidades, na carta publicada.
Leia, abaixo, o comunicado completo
A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) e a Associação de Clubes de Futebol Americano (ACFA) informam à comunidade através desta nota que, após algumas reuniões, ambas as instituições chegaram a um acordo para unificar os campeonatos nacionais a partir desta temporada (2025).
A medida é vista como benéfica para a modalidade por ambas as instituições, que reiteram o compromisso em fomentar e desenvolver o esporte por todo o território nacional, além da possibilidade de criar um Campeonato Nacional mais competitivo e com maiores possibilidades comerciais, diante de um cenário extremamente promissor.
Nos próximos dias, novos detalhes da competição serão revelados, como o regulamento e fórmulas de disputa, após discussão e aprovação dos times participantes. De antemão, será mantido o formato de três divisões que a CBFA utilizou nos últimos anos no Brasileirão de FA, permitindo que todos os times do país possam aderir à disputa de uma competição nacional, dentro de um cenário que lhe permita ter competitividade e atenda suas demandas.
Todos os títulos nacionais da Liga BFA dos últimos anos serão reconhecidos pela CBFA, e a gestão da nova competição nacional será conjunta entre as duas entidades, reforçando que os times são fundamentais para que tenhamos êxito na nova fase na qual adentrará a modalidade.
Um novo passo, um novo nacional, para um novo momento do FABR.