Ouvindo...

Modelo que diz ter tido relação com Neymar já foi condenada por estelionato; saiba mais

Ainda sob a alcunha de Nayara Macedo, seu nome real, Any Awuada precisou retirar suas antigas redes sociais do ar por inquérito policial

Nayara Macedo, também conhecida como Any Awuada, durante entrevista ao Domingo Espetacular, da Record, em 2024

O nome de Any Awuada, que esta semana ganhou notoriedade por seu envolvimento com Neymar, já esteve nos holofotes por motivos bem diferentes. Sob seu nome verdadeiro, Nayara Macedo está sendo investigada em inquérito policial por estelionato no Tribunal de Justiça de São Paulo e já chegou a ser condenada.

O caso envolve a venda de produtos irregulares por meio de redes sociais e está sob análise da Justiça desde 2023, ano em que começou a receber as primeiras denúncias por falsificação de perfumes, roupas, tênis e maquiagens de marcas importadas e de grife.

Investigação e decisões judiciais

O Inquérito Policial foi instaurado em outubro de 2023 no Foro Central Criminal Barra Funda, sob responsabilidade da juíza Vivian Brenner De Oliveira. O caso está sendo conduzido pelo 31º Distrito Policial de Vila Carrão, e o Ministério Público tem acompanhado de perto a investigação.

Entre as medidas judiciais mais relevantes, destacam-se a operação de busca e apreensão feita na casa de Nayara em 2023 e a suspensão do perfi de Instagram ligado à investigada.

Em junho de 2024, a Justiça determinou que a conta '@naysperfumaria.br’ fosse retirada do ar, alegando a comercialização de produtos supostamente irregulares e contrafeitos. O site da influenciadora, associado às investigações, foi considerado inoperante após as denúncias na época.

A decisão judicial argumenta que as atividades online de Nayara poderiam representar risco às vítimas e permitia a continuidade da suposta prática criminosa. O Ministério Público apontou indícios de que a venda de produtos ocorria em desacordo com a regulamentação da Anvisa, além de relatos de consumidores que se sentiram lesados.

Linha do tempo do caso

A investigação se arrasta há anos, com diversos pedidos de prazo e diligências adicionais. Alguns dos marcos mais importantes incluem:

  • 02/10/2023 - Início do inquérito policial
  • 15/03/2024 - Pedido de trancamento do inquérito é negado pela Justiça
  • 20/06/2024 - Conta @naysperfumaria.br no Instagram é suspensa por decisão judicial
  • 29/10/2024 - Processo tem prazos estendidos e novas manifestações do Ministério Público são juntadas aos autos
  • 07/02/2025 - Nayara é condenada na esfera cível em um dos processos pelos quais responde

Atualmente, o caso segue em fase de investigação. Em entrevista ao Domingo Espetacular, da Record, em abril de 2024, Nayara afirmou que vendia ‘contratipos idênticos em questão de cheiro e fixação’, além dos modelos originais.

Centenas de denúncias e clientes lesados

Quando os golpes ocorreram, Nayara Macedo ainda não utilizava o nome Any Awuada e acumulava centenas de milhares de seguidores em suas redes sociais. A influenciadora foi acusada de golpe por centenas de clientes, principalmente em São Paulo e Minas Gerais, mas também em diversas regiões do Brasil.

Os relatos indicam que consumidores pagavam pelos produtos anunciados, mas não recebiam as encomendas ou recebiam itens supostamente falsificados. A Itatiaia chegou a noticiar as fraudes de Nayara logo quando surgiram as primeiras denúncias.

Condenação judicial

Além da investigação criminal, Nayara Macedo foi condenada na esfera cível em um dos processos relacionados à sua atividade comercial, na última sexta-feira (7). Em uma ação, uma consumidora alegou ter adquirido um perfume no valor de R$249,00 e não ter recebido o produto. Após tentar contato para obter o reembolso e não ter sucesso, a cliente recorreu à Justiça.

Na decisão, a juíza do processo reconheceu a falha na prestação de serviço e condenou Nayara ao pagamento de R$249,00 por danos materiais, determinando a restituição do valor pago. O pedido de indenização por danos morais, no entanto, foi negado, pois o magistrado entendeu que a situação configurava um problema de ordem patrimonial, sem violação de direitos de personalidade.

Nayara ainda responde por mais 35 processos ativos em seu nome. Destes, 26 são em São Paulo, 3 em Minas Gerais, 2 em Santa Catarina; e 1 em Goiás, na Paraíba, no Rio de Janeiro e também no Rio Grande do Sul

Quem é Any Awuada/Nayara Macedo?

Any Awuada é o nome artístico da modelo, que se chama Nayara Macedo. A moça ostenta em suas redes sociais fotos e vídeos de viagens ao exterior, passeios em lanchas e praias paradisíacas.

Além disso, a garota também possui diversas publicações em lojas de grife, com roupas e sapatos de marcas internacionais. Atualmente, Awuada conta com mais de 22 mil seguidores em seu Instagram.

A mulher ficou conhecida no meio digital após afirmar ter tido um caso com Neymar durante festa no interior de São Paulo. O nome de Any Awuada começou a circular na imprensa e redes sociais, e a mulher precisou trancar seu perfil no Instagram.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports
Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.