Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Veja o horário que será anunciado se o Brasil receberá a Copa Feminina de 2027

Congresso da Fifa ocorrerá em Bangkok, na Tailândia, em 17 de maio; pelo fuso, anúncio da sede do Mundial de 2027 será de madrugada no Brasil

No dia 17 de maio, durante o 74º Congresso da Fifa, será eleita a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. O Brasil concorre com outras duas candidaturas, ambas conjuntas: Estados Unidos/México e Alemanha/Bélgica/Holanda.

Em comunicado enviado aos filiados nesta terça-feira (20), o Secretário-Geral interino da federação internacional, Mattias Grafstrom, informou que o Congresso terá início às 9h (local), 23h de Brasília de 16 de maio. A reunião deve durar entre duas e três horas, portanto o Brasil saberá se terá ou não o Mundial na madrugada de 17 de maio, entre 1h e 2h de Brasília.

As 211 associações filiadas votam para escolher a sede vencedora, com exceção daquelas que estão suspensas pela Fifa. O critério da eleição ainda não foi divulgado.

Mesmo sendo uma eleição, especialistas de diversas áreas da Fifa produzem um relatório, em que dão notas às candidaturas, com base em diversos fatores como estádios, infraestruturas de campos de treinamento, transporte das cidades, hotelaria, apoio do governo local, etc. É com base nesse texto que as federações votam, apesar de que sempre há o fator político em uma decisão desse tipo.

Uma delegação da Fifa está no Brasil vistoriando quatro das dez cidades apresentadas como opções para os jogos: Rio, Brasília, Salvador e Recife, que tem a Arena de Pernambuco em sua região metropolitana. Eles vão avaliar diversas condições para ajudar na elaboração do relatório.

O documento devem ser enviado a todas as associações até meados de abril.

“A gente não precisa investir, a gente não precisa construir, a gente já tem um país praticamente pronto para receber uma Copa do Mundo. Temos equipes de trabalho prontas para executar a Copa do Mundo. E a gente tem uma população apaixonada por futebol, um monte de meninas que amam o futebol feminino e que gostariam de ter esse espaço, essa oportunidade”, afirmou ao site da CBF Valesca Araújo, executiva responsável pela candidatura.

As cidades e estádios indicados pelo Brasil:

  • Mineirão (Belo Horizonte)
  • Beira-Rio (Porto Alegre)
  • Mané Garrincha (Brasília)
  • Arena Pantanal (Cuiabá)
  • Arena da Amazônia (Manaus)
  • Arena Fonte Nova (Salvador)
  • Arena de Pernambuco (Recife)
  • Arena Castelão (Fortaleza)
  • Maracanã (Rio)
  • Neo Química Arena (São Paulo)
Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais