A Fifa anuncia neste domingo (4) o calendário da Copa do Mundo de 2026, que pela primeira vez na história terá sede tripla com Estados Unidos, México e Canadá. O evento ocorrerá online com entradas simultâneas dos três países, às 17h (de Brasília), com transmissão no Brasil pelo streaming da entidade, o Fifa+.
O Mundial será o primeiro com 48 Seleções e 104 partidas. A final está marcada para 19 de julho, e a entidade vai anunciar a data de abertura. A Copa terá mais do que os 32 dias das últimas edições com 32 participantes e 64 confrontos.
Ainda não devem ser revelados os horários dos jogos, isso depende das Seleções classificadas com relação ao fuso, principalmente à Europa.
Final em Dallas
O que nos últimos meses foi burburinho, nos últimos dias se transformou em realidade: o estádio AT&T, na cidade de Arlington, ao lado de Dallas, no Texas, deve ser confirmado para receber a final. Com capacidade para mais de 90 mil pessoas, o campo do Dallas Cowboys, franquia da NFL, a principal liga de futebol americano, deve vencer a disputa com o MetLife Stadium, na região de Nova York, que receberia uma semifinal. A outra semi tem boa possibilidade de ser no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta.
Dallas venceu por dois motivos principais:
- O fuso horário central;
- No “meio” dos Estados Unidos, Dallas favorece também o deslocamento tanto da Costa Leste, quando da Costa Oeste. É provável que o principal centro de imprensa também fique por lá, e não mais em Atlanta, opção favorita anteriormente por causa do aeroporto. As cúpulas da Fifa e das confederações filiadas também devem se concentrar no Texas.
AT&T Stadium, na região de Dallas, favorito para receber a final da Copa do Mundo de 2026
Jogos de abertura
A Fifa considera que a Copa de 2026 terá três aberturas, uma em cada país-sede. Mesmo com um jogo ocorrendo primeiro, para não bater horário, haverá cerimônia festiva nos três países, com características locais. Canadá e México já sabem onde jogarão: os mexicanos no Estádio Azteca, na Cidade do México, e os canadenses no BMO Field, em Toronto.
A dúvida fica para a escolha do primeiro jogo dos Estados Unidos. Três opções são consideradas:
- SoFi Stadium - Inglewood, na região de Los Angeles
- Mercedes-Benz Stadium- Atlanta
- MetLife Stadium- região de Nova York
O SoFi Stadium, até pouco tempo atrás, era considerado favorito, mas a Fifa passou um bom tempo negociando com o dono do estádio, Stan Kroenke, proprietário do Los Angeles Rams, da NFL, questões de pagamento pelo uso.
Isso fez a arena perder espaço na elaboração do calendário, apesar do mercado de Los Angeles ser importante para a Fifa.
Formato
A Copa do Mundo de 2026 será a primeira com 48 participantes, e não mais 32. Serão 104 jogos, não mais 64, provavelmente em cinco semanas de competição, e não mais quatro.
Os países serão divididos em 12 grupos de quatro, com os dois primeiros de cada, mais os oito melhores terceiros avançando até a fase 16avos, quando começa o mata-mata até a final. O campeão, portanto, fará oito partidas, e não mais sete.
Veja os 16 estádios da Copa de 2026
EUA
- Seattle - Lumen Field
- San Francisco - Levi’s Stadium
- Los Angeles - SoFi Stadium
- Kansas City - Arrowhead Stadium
- Dallas - AT&T Stadium
- Houston - NGR Stadium
- Atlanta - Mercedes-Benz Stadium
- Boston - Gillette Stadium
- Philadelphia - Lincoln Financial Field
- Nova York/Nova Jersey - MetLife Stadium
- Miami - Hard Rock Stadium
México
- Monterrey - BBVA Bancomer Stadium
- Cidade do México - Azteca
- Guadalajara - Akron Estádio Central
Canadá
- Toronto - BMO Field
- Vancouver - BC Place Stadium
Copa regionalizada
A organização dividiu as sedes em três regiões, oeste, central e leste, e pretende regionalizar a competição. Isso tudo será divulgado detalhadamente neste domingo (4).
As seleções deverão jogar, até o possível, na mesma região, para evitar grandes deslocamentos, mudanças de fuso horário e também facilitar o transporte para os torcedores que queiram acompanhar somente jogos da equipe de seu país.
Oeste
- Vancouver (Canadá) - BC Place Stadium
- Seattle - Lumen Field
- San Francisco - Levi’s Stadium
- Los Angeles - SoFi Stadium
- Guadalajara (México) - Akron Estádio
Central
- Kansas City - Arrowhead Stadium
- Dallas - AT&T Stadium
- Houston - NRG Stadium
- Atlanta - Mercedes-Benz Stadium
- Monterrey - BBVA Bancomer Stadium
- Cidade do México - Azteca
Leste
- Toronto - BMO Field
- Boston - Gillette Stadium
- Philadelphia - Lincoln Financial Field
- Nova York/Nova Jersey - MetLife Stadium
- Miami - Hard Rock Stadium
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.