A
Dentre os países novatos, destaca-se Curaçao, ilha paradisíaca no Caribe, próximo à costa da Venezuela, com população aproximada de apenas 160 mil habitantes — número menor que o da cidade mineira Ipatinga, no Vale do Aço —, onde não se joga futebol profissional. É o menor país a se classificar para uma Copa do Mundo na história.
O sorteio dos grupos da Copa, realizado nesta sexta-feira (5), colocou seleções fortes no caminho de Curaçao.
Seleção Nacional de Curaçao
Mesmo sendo um país insular autônomo, Curaçao faz parte do Reino dos Países Baixos. Sua área é de somente 444 km².
Possuindo paisagens de tirar o fôlego, como o mar de águas claras, a bela arquitetura europeia, o clima tropical e a intensa programação cultural, o país é destino favorito de centenas de milhares de turistas todos os anos.
Em 2024, mais de 700 mil turistas estrangeiros visitaram o país, sendo mais de 42 mil deles brasileiros.
São mais de 35 praias, mais de 80 locais de mergulho ao redor da ilha e 55 culturas diferentes.
Playa Porto Mari, na costa oeste de Curaçao
Treinador famoso e atacante ex-Manchester United
Para se classificar para a Copa do Mundo, Curaçao se aproveitou de jogadores elegíveis para o país e da experiência do treinador holandês Dick Advocaat, de 78 anos, que já comandou importantes clubes europeus como PSV Eindhoven, Rangers, Feyenoord, Sunderland, Fenerbahçe, Zenit, Borussia Monchengladbach, e seleções nacionais como Holanda, Rússia, Bélgica, Sérvia, Coreia do Sul, entre outras.
O grande nome da Seleção Curaçauense é o atacante Tahith Chong, de 26 anos, nascido no país e revelado pelo gigante inglês Manchester United, onde disputou 16 jogos como profissional. Atualmente, defende o Sheffield United, da segunda divisão da Inglaterra.