A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou nesta quinta-feira (8) que o técnico Luis Enrique não prosseguirá no comando da seleção, após a eliminação nas oitavas de final da Copa do Mundo para o Marrocos. O atual treinador da seleção Sub-21 do país, Luis de la Fuente, assumirá o cargo.
Leia mais
Em comunicado, a entidade agradeceu o trabalho do treinador demitido, e afirmou que chegou a hora de começar um “novo projeto para a seleção espanhola de futebol, com o objetivo de continuar com o crescimento alcançado nos últimos anos graças ao trabalho realizado por Luis Enrique”.
O presidente da RFEF, Luis Rubiales, e o diretor esportivo da federação, José Francisco Molina, “comunicaram ao técnico a decisão”, acrescenta o texto.
Pouco depois, a federação anunciou a escolha de Luis de la Fuente como novo comandante da equipe nacional.
A eliminação da Espanha nas oitavas de final da Copa do Mundo para Marrocos na disputa de pênaltis, após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, foi atribuída em grande parte a Luis Enrique.
A RFEF destacou que Luis Enrique “conseguiu dar um novo impulso à seleção desde sua chegada, em 2018, com uma profunda renovação que consolidou uma mudança geracional na equipe e no futebol espanhol”, mas considera que é necessário virar a página.
Durante seu período no comando da seleção, Luis Enrique chegou às semifinais da Eurocopa de 2020 (eliminada pela Itália na disputa de pênaltis) e à final da Nations League de 2021, em que perdeu para para a França por 2 a 1.