Ouvindo...

Zagueiro Pepe se torna o jogador mais velho a marcar na fase final em Copas do Mundo

Aos 39 anos e 283 dias de idade, zagueiro naturalizado português também entrou para a história da Seleção

Zagueiro Pepe nasceu em Maceió-AL, mas é naturalizado português

Brasileiro naturalizado português, o zagueiro Pepe se tornou o jogador mais velho a marcar um gol na fase de mata-mata em uma Copa do Mundo. Nesta terça-feira (6), ele fez um dos seis gols da Seleção Portuguesa na goleada por 6 a 1 contra a Suíça, pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar.

Pepe tem 39 anos e 283 dias de idade, e estabeleceu a nova marca após 22 anos. Na Copa de 1990, o camaronês Roger Milla marcou contra a Colômbia, também nas oitavas, aos 38 anos e 34 dias de idade. Tendo em vista todas as fases do mundial, Milla segue sendo o jogador mais velho a marcar. Isso porque, em 1994, ele marcou contra a Rússia na primeira fase, aos 42 anos e 39 dias.

O gol de Pepe foi histórico também para a Seleção Portuguesa. Ele se tornou o jogador mais velho da Seleção a marcar em mundiais, superando Cristiano Ronaldo, que marcou na estreia deste ano contra Gana, aos 37 anos e 295 dias de idade.

Nascido em Maceió-AL, Pepe fez quase toda a carreira profissional na Europa, com passagens de destaque pelo Porto, de Portugal, e Real Madrid, da Espanha. Atualmente, ele defende o Dragão, por onde foi campeão da Champions League em 2004.

Pela seleção, o zagueiro venceu uma Eurocopa (2016) e uma Nations League (2019).

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.