Ouvindo...

Brasil não vence europeu em mata-mata de Copa do Mundo desde 2002

Desde então, são quatro eliminações consecutivas para seleções do Velho Continente

Seleção Brasileira tem a missão de vencer um europeu no mata-mata de Copa do Mundo

Após golear a Coreia do Sul por 4 a 1 nas oitavas de final da Copa do Mundo, nesta segunda-feira (5), o Brasil já começa a pensar na Croácia, adversária nas quartas de final, nesta sexta-feira (9). Para chegar até a semifinal e seguir sonhando com o hexa, será necessário quebrar um tabu que persiste há mais de 20 anos.

Desde 2002, quando venceu a Alemanha por 2 a 0 na final do Mundial, no Yokohama Stadium, a Seleção não vence um adversário europeu nas fases eliminatórias do torneio. São quatro duelos nesse cenário e quatro eliminações.

Desde então, o Brasil disputou quatro Copas do Mundo e foi eliminado em todas elas quando enfrentou um time do Velho Continente no mata-mata. A memória mais recente é a derrota para a Bélgica em 2018, quando Tite já era treinador da equipe.

Relembre

Famosa pelo poderoso quarteto ofensivo e proporcional falta de desempenho no Mundial, a Seleção Brasileira de 2006 passou pela fase de grupos com vitórias sobre Croácia, Japão e Austrália. Após superar facilmente Gana, o time comandado por Parreira caiu diante da França comandada por Zidane e Henry.

Quatro anos mais tarde, a equipe de Dunga era menos badalada, mas conseguiu boas atuações na Copa do Mundo. Outra classificação tranquila no grupo de Portugal, Costa do Marfim e Coreia do Norte e triunfo fácil por 3 a 0 sobre o Chile antes de cair diante da Holanda, que virou o confronto no segundo tempo.

Jogando como anfitrião, a Seleção viveu o grande choque e trauma contra a Alemanha em 2014, no Mineirão, na derrota mais dolorida da história do país. Antes, houve duelos com Croácia, Camarões e México na fase de grupos e apenas sul-americanos, Chile e Colômbia até chegar à fatídica semifinal no Mineirão.

Logística

Nos últimos anos, principalmente após a criação da Liga das Nações no Velho Continente, a falta de amistosos da Seleção Brasileira com europeus antes das Copa do Mundo é uma preocupação pública, admitida por cartolas, comissão técnica e atletas.

Nesta edição do Mundial, a equipe Canarinho conseguiu superar Suíça e Sérvia, que fizeram boas campanhas nas Eliminatórias continentais. A Croácia, adversária desta sexta-feira, é a atual vice-campeã do torneio, mas ainda não desencantou no Catar. São três empates e apenas uma vitória.

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.