Ouvindo...

Dia a dia na Copa do Mundo: 5 de dezembro

Itatiaia traz momentos marcantes das Copas em todos os dias do Mundial do Catar

Oscar Miguez, atacante uruguaio é o maior artilheiro do país em Mundiais

Do enviado especial a Doha, no Catar - A Copa do Mundo tinha toda sua história dentro de campo escrita num intervalo de apenas 64 dias, entre 27 de maio e 30 de julho - período que abrigou as 21 edições anteriores do torneio, entre 1930 e 2018. A Copa nunca havia sido disputada entre novembro e dezembro - mas há datas históricas para o futebol neste período!

Confira:

5 DE DEZEMBRO

- Nasce no Uruguai, em 1927, Oscar Miguez, atacante uruguaio que disputou as quatro partidas da sua seleção na Copa de 1950, no Brasil, quando foi campeão e vice-artilheiro, com cinco gols, atrás apenas do brasileiro Ademir de Menezes, que balançou as redes oito vezes. Com os três tentos marcados em 1954, Miguez é o maior artilheiro uruguaio em Mundiais.

- Nasce em Viena (Áustria), em 1927, Erich Probst, autor de seis gols na Copa de 1954, na Suíça, que fazem dele o maior goleador austríaco na história da competição. Três dessas bola na rede foram nos 5 a 0 sobre a Áustria, em 19 de junho de 1954, em Zurique, pela segunda rodada da fase de grupos.

- Nasce em Louny (Tchecoslováquia), em 1931, Ladislav Novák, defensor da Tchecoslováquia que disputou três Copas do Mundo e na última delas perdeu a chance do título ao ser derrotado pelo Brasil na final do torneio de 1962, no Chile.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro