Ouvindo...

Dia a dia na Copa do Mundo: 2 de dezembro

Itatiaia traz momentos marcantes das Copas em todos os dias do Mundial do Catar

David Batty ficou marcado por perder o pênalti que eliminou a Inglaterra contra a Argentina

Do enviado especial a Doha, no Catar - A Copa do Mundo tinha toda sua história dentro de campo escrita num intervalo de apenas 64 dias, entre 27 de maio e 30 de julho - período que abrigou as 21 edições anteriores do torneio, entre 1930 e 2018. A Copa nunca havia sido disputada entre novembro e dezembro - mas há datas históricas para o futebol neste período!

Confira:

2 DE DEZEMBRO

- Nasce em Avellaneda (Argentina), em 1901, Raimundo Orsi, atacante que fez história nas Copas com a camisa da Itália, pois foi destaque na conquista do título de 1934, em casa, pela Azzurra. Na decisão, contra a Tchecoslováquia, ele empatou o jogo aos 36 minutos do segundo tempo. A igualdade provocou uma prorrogação que foi vencida pelos italianos.

- Nasce em Leeds (Inglaterra), em 1968, o meia David Batty, que ficou marcado por perder o pênalti que decretou a eliminação da seleção inglesa diante da rival Argentina nas oitavas de final da Copa do Mundo de 1998, na França. Sua cobrança foi defendida pelo goleiro Roa.

- Nasce na Suíça Franco Andreoli, treinador que comandou a Suíça na Copa de 1950. Seu time impôs muita dificuldade ao Brasil na fase de grupos. A única partida da Seleção fora do Maracanã foi contra os suíços, no Pacaembu, em São Paulo, em 28 de junho. E o confronto terminou empatado por 2 a 2, com a Suíça chegando à igualdade aos 43 minutos do segundo tempo. O resultado provocou muita contestação ao time de Flávio Costa.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro