Ouvindo...

Dia a dia na Copa do Mundo: 29 de novembro

Itatiaia traz momentos marcantes das Copas em todos os dias do Mundial do Catar

Francês disputou as Copas de 54 e 58

Do enviado especial a Doha, no Catar - A Copa do Mundo tinha toda sua história dentro de campo escrita num intervalo de apenas 64 dias, entre 27 de maio e 30 de julho - período que abrigou as 21 edições anteriores do torneio, entre 1930 e 2018. A Copa nunca havia sido disputada entre novembro e dezembro - mas há datas históricas para o futebol neste período!

Confira:

29 DE NOVEMBRO

- Nasce em Viena (Áustria), em 1925, Ernst Happel, ex-jogador mas que escreveu seu nome na história das Copas em 1978 comandando a Holanda, vice-campeã ao perder a final, em 25 de junho de 1978, para a anfitriã Argentina, por 3 a 1, em partida disputada no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, em partida que terminou 1 a 1 no tempo normal e 2 a 0 para os donos da casa na prorrogação. O desafio de Happel foi substituir na direção da Laranja Mecânica o genial Rinus Michels, que treinou o grande time comandado.

- Nasce em Labeuvrière (França), em 1930, Jean Vincent, que defendeu a França como jogador nas Copas de 1954, na Suíça, e 1958, na Suécia, sendo que nesta última integrou um grande ataque que contava ainda com nomes como Kopa, Piantoni e o artilheiro Fontaine. Apesar de todo esse poderia ofensivo, o time francês caiu nas semifinais diante do Brasil. Depois, em 1982, Vincent voltou ao Mundial, mas como treinador de Camarões, que foi uma das surpresas da competição.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro