Ouvindo...

Dia a dia na Copa do Mundo: 27 de novembro

Itatiaia traz momentos marcantes das Copas em todos os dias do Mundial do Catar

Castilho foi ‘reserva de luxo’ no bicampeonato

Do enviado especial a Doha, no Catar - A Copa do Mundo tinha toda sua história dentro de campo escrita num intervalo de apenas 64 dias, entre 27 de maio e 30 de julho - período que abrigou as 21 edições anteriores do torneio, entre 1930 e 2018. A Copa nunca havia sido disputada entre novembro e dezembro - mas há datas históricas para o futebol neste período! Confira:

- Nasce no Rio de Janeiro (RJ), em 1927, Carlos José Castilho, um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro e que tem quatro Copas do Mundo e dois títulos do torneio no currículo. Em 1950, ele foi vice-campeão como reserva de Barbosa. Em 1954, foi titular da Seleção na Suíça e participou dos três jogos da equipe comandada por Zezé Moreira. No bicampeonato de 1958 (Suécia) e 1962 (Chile) ele era o reserva de Gylmar dos Santos Neves.

- Nasce em Sail-sous-Couzan, na França, Aimé Jacquet, técnico da seleção francesa na conquista do seu primeiro título mundial, em casa, em 1998, com uma goleada por 3 a 0 sobre o Brasil na decisão disputada no Stade de France, em Saint-Denis.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro