Autor dos dois gols da vitória do Equador sobre o Catar neste domingo (20), no jogo que marcou a abertura da Copa do Mundo, Enner Valencia se aproximou de uma marca, no mínimo, curiosa, e, inevitavelmente, histórica. Além de ter sido o primeiro a balançar as redes nesta edição, o atacante se aproximou de Cristiano Ronaldo, Neymar e Messi em Mundiais.
Com os dois gols sobre o país-sede da competição, Enner Valencia chegou a cinco gols marcados em apenas quatro jogos em Copas do Mundo. Isso fez com que o centroavante do Fenerbahçe, da Turquia, se transformasse no novo artilheiro equatoriano na história dos Mundiais: ele ultrapassou o ex-atacante Agustín Delgado, com quatro tentos anotados.
Astros da Copa do Mundo, Cristiano Ronaldo, Neymar e Messi são os grandes responsáveis por alimentar o sonho de portugueses, brasileiros e argentinos pelo título em solo catariano. Grandes estrelas em seus clubes, os três possuem números semelhantes a Enner Valencia, que ganhou projeção mundial com o duelo de abertura deste domingo (20).
Em sua quinta e última participação em Copas, Cristiano Ronaldo tenta ampliar seus números no torneio mata-mata. Ao todo, são sete gols em 17 jogos pelos lusitanos. Enquanto isso, Neymar e Messi somam seis gols em Mundiais. A diferença entre os companheiros de PSG fica entre o número de partidas disputadas: o argentino atuou em 19 e o brasileiro em 10.
Outras curiosidades
Destaque do Equador na estreia da Copa, Enner Valencia encerrou um jejum de cinco jogos sem marcar por La Tri. Com o feito, ele anotou o seu 37º gol e se isolou na artilharia pela sua seleção.
Por outro lado, o Catar foi o primeiro país-sede a sofrer uma derrota no primeiro jogo de um Mundial.