Ouvindo...

Copa do Mundo do Catar: veja mais sobre como foi a cerimônia de abertura

Cerimônia de abertura da Copa do Mundo do Catar foi marcada por apresentações musicais, troféu do Mundial e mascotes: confira

Cerimônia de abertura levou o público ao delírio para Catar e Equador

Minutos antes da bola rolar para o primeiro jogo da Copa do Mundo no Catar, a cerimônia de abertura agitou os milhares de torcedores no Al Bayt Stadium, em Al Khor, onde o país-sede e o Equador estreiam pelo Grupo A do Mundial. Clique aqui e confira o jogo em tempo real.

Neste domingo (20), dançarinos apresentaram músicas de edições anteriores da Copa do Mundo, e o público foi ao delírio quando o sistema de som do estádio tocou o hit “Waka Waka”, da colombiana Shakira. A canção, tema na competição da África do Sul, em 2010, é considerada uma das mais icônicas da história das Copas.

A cerimônia também marcou a presença dos chamados mascotes, incluindo o Fuleco, símbolo da Copa no Brasil, em 2014. O primeiro mascote em Copas surgiu na edição de 1966, na Inglaterra.

Taça da Copa

Campeão mundial com a Seleção Francesa em 1998, o ex-zagueiro Marcel Desailly ergueu a taça da Copa no gramado do Al Bayt Stadium.

Apresentações

Fenômeno do K-pop, Jung Kook, do grupo BTS, se apresentou no gramado do Al Bayt Stadium. Na sequência, o ativista e cantor Fahad Al-Kubaisi tornou-se o primeiro catariano a cantar em uma Copa do Mundo.

Tamim bin Hamad al-Thani, Emir do Catar, fez o discurso oficial da abertura da Copa. Em uma fala patriótica, ele exaltou a diferença de culturas que se encontram no país.

“Em nome de Deus, o clemente, o misericordioso recebemos todos de braços abertos na Copa do Catar 2022. Trabalhamos para garantir o sucesso desta Copa e investimos para o bem de toda a humanidade. Durante 28 dias, o mundo todo vai acompanhar a festa - por mais que sejamos culturas diferentes, todos os continentes vão se reunir em nosso país. Que beleza juntar toda a diversidade. Desejo a todas as seleções muito sucesso e espírito esportivo elevado”, disse.

Encerramento da cerimônia

Por fim, o emblema oficial da Copa sobrevoou o campo, ladeado pelo mascote do Mundial e pelos mascotes das Copas anteriores.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.