Quando o assunto é goleiros que marcaram história no futebol, um nome que não pode ficar de fora é Lev Yashin. Defendendo a União Soviética, ele participou de quatro edições de Copa do Mundo, sendo titular em 1958, 1962 e 1966, além de ficar no banco de reservas em 1970.
Conhecido como “Aranha Negra” pelo tradicional uniforme todo preto que utilizava, o arqueiro é até hoje o único da posição a receber a Bola de Ouro por ser eleito o melhor jogador da Europa em 1963.
Nas duas primeiras Copas do Mundo que disputou pela União Soviética, Yashin foi eliminado pelo país anfitrião. Em 1958, o país foi superado nas quartas de final para a Suécia, que faria a final contra o Brasil. Quatro anos depois, o algoz foi o Chile, que também encontrou e foi eliminado pelo Brasil na semifinal.
Na Copa do Mundo de 1966, a União Soviética conseguiu passar das quartas de final, mas parou na Alemanha Ocidental e perdeu a disputa pelo terceiro lugar para a brilhante seleção de Portugal, comandada por Eusébio.
Considerado ela Fifa o maior goleiro do século XX, Yashin deu nome ao troféu de melhor goleiro das Copas do Mundo entre 1994 e 2006.