Ouvindo...

Cinquenta e quatro dias para a Copa do Mundo: Pato Fillol

Goleiro foi campeão pela seleção argentina em 1978

Pato Fillol foi o goleiro da seleção argentina em três Copas do Mundo

(1974 – 1978 - 1982)

A primeira geração do futebol argentino a vencer uma edição de Copa do Mundo tinha como um dos líderes Pato Fillol. Ele foi o goleiro da seleção portenha na conquista do Mundial de 1978, quando os Hermanos foram anfitriões do torneio

O time comandado por César Luis Menotti tinha a solidez defensiva como uma força importante. Além da segurança do arqueiro, considerado um dos principais da história do país, a equipe também contava com atletas marcantes como Daniel Passarella e Tarantini.

Além de participar e ser fundamental na campana do título em 1978, Pato Fillol foi titular nas edições de 1974, na Alemanha, e 1982, na Espanha. Ele foi o goleiro titular da Argentina por mais de 10 anos.

Não foi só por conta das atuações em Copas do Mundo que o goleiro ficou conhecido pelo torcedor brasileiro. Ele atuou em terras tupiniquins na década de 1980. Contratado com status de estrela, ele defendeu o gol do Flamengo entre 1983 e 1985.

Depois de deixar as luvas de lado profissionalmente, Fillol ainda foi preparador de goleiros da Seleção Argentina no início dos anos 2000.

Ficha técnica

NOME: Ubaldo Matildo Fillol

NASCIMENTO: 21 de julho de 1950

LOCAL: San Miguel Del Monte (Argentina)

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro
Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.