Ouvindo...

Empresário se aproxima de adquirir gigante da NBA por valor bilionário

Valores ainda não foram revelados, mas negociação deve ocorrer nos próximos meses

Luka Doncic e LeBron James em ação pelo Los Angeles Lakers

Uma das franquias mais tradicionais da NBA terá um novo dono nos próximos meses. Segundo a ESPN estadunidense, o Los Angeles Lakers foi vendido para o empresário Mark Walter, CEO da empresa TWG Global. A negociação foi estimada no valor de 10 bilhões de dólares (R$ 54,8 bilhões de reais na cotação atual). O valor, se confirmado, é a maior transação da história dos esportes americanos.

Jeanie Buss, atual presidente dos Lakers, seguirá no comando após a confirmação da venda. A família Buss comprou a franquia em 1979 por volta dos 67,5 milhões de dólares. Junto da equipe, foi adquirido o Los Angeles Kings (equipe profissional de hóquei no gelo) e o então ginásio do Lakers, o Coliseu.

Mark Walter faz parte do quadro de acionistas do Lakers desde 2021. O estadunidense é investidor também em outros esportes. O empresário tem participação no Los Angeles Dodgers (beisebol), Los Angeles Sparks (WNBA) e na equipe Cadillac de Fórmula 1.

O Los Angeles Dodgers é uma das equipes de maior folha salarial do beisebol. Sob sua liderança, a equipe conquistou dois títulos da World Series. A TWG também tem participações no Chelsea-ING e no Strasbourg-FRA.

Leia também

Los Angeles Lakers

O Los Angeles Lakers foi fundado em 1946 como Detroit Gems. Depois de passar por Minneapolis, chegou a cidade de Los Angeles em 1960. No total, são 17 títulos da NBA - segunda maior marca atrás apenas do Boston Celtics (18).

Atualmente, a equipe tem no elenco duas das principais estrelas da NBA: Luka Doncic e LeBron James. Terminou a temporada regular de 2024/2025 com 50 vitórias e 12 derrotas. Apesar do favoritismo, foi eliminado de forma surpreendente da primeira rodada dos playoffs pelo Minnesota Timberwolves.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.