O Draft da
A primeira escolha do draft será do Dallas Mavericks. A franquia texana tinha apenas 1,8% de chances de ser sorteada com a primeira escolha, mas superou as chances e saiu vencedora (entenda o processo abaixo).
A escolha dos Mavericks muito provavelmente será o ala Cooper Flagg. O estadunidense foi destaque na tradicional universidade de Duke. Com 2,06m de altura e 18 anos de idade, Flagg é tido como uma das principais promessas para os próximos anos.
Além de Flagg, Dylan Harper (armador), VJ Edgecombe (ala-armador), Kon Knueppel (ala) e Ace Bailey (ala) são outros destaques da classe. Não há expectativa de escolha de nenhum brasileiro nas duas rodadas que serão realizadas.
O que é?
O Draft é um evento anual que teve início no ano de 1947. Todos os times da NBA podem escolher jogadores elegíveis que desejam jogar a melhor liga do mundo.
Jogadores do sistema de universidades dos Estados Unidos e ligas profissionais de outros países. São duas rodadas e cada, teoricamente, time tem uma escolha. No total, são 60 jogadores selecionados.
Na prática, nem sempre o time realiza a sua escolha. A posição no recrutamento pode ser negociada por meio de trocas ou franquias podem ser punidas por alguma violação.
Como funciona?
As 30 franquias são distribuídas a partir de dois processos diferentes. As equipes classificadas para os playoffs são colocadas em forma ‘decrescente': o campeão tem a escolha de número 30, o vice-campeão a escolha 29 e assim sucessivamente de acordo com as campanhas da temporada anterior.
O processo teve início em 1985. As 14 franquias não classificadas para a disputa do título participam de uma loteria. As chances da loteria foram alteradas ao longo do tempo e, atualmente, mas desde 2019 seguem o mesmo formato.
As três equipes de pior campanha têm a mesma probabilidade no topo: 14% de chances de escolher em primeiro, 13,42% em segundo, 12,75% em terceiro e 11,97% em quarto.
A partir disso, as chances para cada equipe vão diminuindo conforme a campanha da equipe tiver sido melhor na temporada anterior.
O sistema de loteria impede que sempre o pior time escolha em primeiro e representa um aspecto esportivo importante. Assim, nenhuma equipe ‘entra para perder’ em busca do melhor jogador disponível na temporada seguinte.
Jogadores elegíveis
Explicado o processo, vem a pergunta: quais jogadores estão disponíveis para serem escolhidos? Os atletas precisam se declarar disponíveis para participar do processo. Atletas de, no mínimo 19 anos e que já tem finalizaram o High School há um ano.
Os jogadores internacionais também precisam ter 19 anos e cumprir pelo menos um dos critérios abaixo:
- Residir fora dos Estados Unidos por pelo menos três anos antes do Draft enquanto joga basquete fora do país
- Nunca ter dado início ao processo de entrar numa universidade dos Estados Unidos
- Nunca ter completado o High School nos Estados Unidos.
Ordem de escolha na 1ª rodada
1 - Dallas Mavericks
2 - San Antonio Spurs
3 - Philadelphia 76ers
4 - Charlotte Hornets
5 - Utah Jazz
6 - Washington Wizards
7 - New Orleans Pelicans
8 - Brooklyn Nets
9 - Toronto Raptors
10 - Houston Rockets (Suns)
11 - Portland Trail Blazers
12 - Chicago Bulls
13 - Atlanta Hawks (Kings)
14 - San Antonio Spurs (Hawks)
15 - Oklahoma City Thunder (Heat)
16 - Memphis Grizzlies (Magic)
17 - Minnesota Timberwolves (Pistons)
18 - Washington Wizards (Grizzlies)
19 - Brooklyn Nets (Bucks)
20 - Miami Heat (Warriors)
21 - Utah Jazz (Timberwolves)
22 - Atlanta Hawks (Lakers)
23 - New Orleans Pelicans (Pacers)
24 - Oklahoma City Thunder (Clippers)
25 - Orlando Magic (Nuggets)
26 - Brooklyn Nets (Knicks)
27 - Brooklyn Nets (Rockets)
28 - Boston Celtics
29 - Phoenix Suns (Cavaliers)
30 - Los Angeles Clippers (Thunder)
Entre parênses o time ‘original’ da escolha