Agora no rádio...

Ouvindo...

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Draft da NBA 2025: entenda recrutamento e saiba ordem de escolhas

Franquias da NBA terão oportunidade de escolher jovens talentos para temporada 2025/2026

Draft de 2025 será realizado nesta quarta-feira (25)

O Draft da NBA será realizado nesta quarta-feira (25), a partir das 21h (de Brasília), no Barclays Center, em Nova York, nos Estados Unidos. As 30 franquias da liga poderão escolher jogadores por meio do sistema de recrutamento de novos jogadores para montagem dos elencos para a temporada 2025-26.

A primeira escolha do draft será do Dallas Mavericks. A franquia texana tinha apenas 1,8% de chances de ser sorteada com a primeira escolha, mas superou as chances e saiu vencedora (entenda o processo abaixo).

A escolha dos Mavericks muito provavelmente será o ala Cooper Flagg. O estadunidense foi destaque na tradicional universidade de Duke. Com 2,06m de altura e 18 anos de idade, Flagg é tido como uma das principais promessas para os próximos anos.

Além de Flagg, Dylan Harper (armador), VJ Edgecombe (ala-armador), Kon Knueppel (ala) e Ace Bailey (ala) são outros destaques da classe. Não há expectativa de escolha de nenhum brasileiro nas duas rodadas que serão realizadas.

Leia também

O que é?

O Draft é um evento anual que teve início no ano de 1947. Todos os times da NBA podem escolher jogadores elegíveis que desejam jogar a melhor liga do mundo.

Jogadores do sistema de universidades dos Estados Unidos e ligas profissionais de outros países. São duas rodadas e cada, teoricamente, time tem uma escolha. No total, são 60 jogadores selecionados.

Na prática, nem sempre o time realiza a sua escolha. A posição no recrutamento pode ser negociada por meio de trocas ou franquias podem ser punidas por alguma violação.

Como funciona?

As 30 franquias são distribuídas a partir de dois processos diferentes. As equipes classificadas para os playoffs são colocadas em forma ‘decrescente': o campeão tem a escolha de número 30, o vice-campeão a escolha 29 e assim sucessivamente de acordo com as campanhas da temporada anterior.

O processo teve início em 1985. As 14 franquias não classificadas para a disputa do título participam de uma loteria. As chances da loteria foram alteradas ao longo do tempo e, atualmente, mas desde 2019 seguem o mesmo formato.

As três equipes de pior campanha têm a mesma probabilidade no topo: 14% de chances de escolher em primeiro, 13,42% em segundo, 12,75% em terceiro e 11,97% em quarto.

A partir disso, as chances para cada equipe vão diminuindo conforme a campanha da equipe tiver sido melhor na temporada anterior.

O sistema de loteria impede que sempre o pior time escolha em primeiro e representa um aspecto esportivo importante. Assim, nenhuma equipe ‘entra para perder’ em busca do melhor jogador disponível na temporada seguinte.

Jogadores elegíveis

Explicado o processo, vem a pergunta: quais jogadores estão disponíveis para serem escolhidos? Os atletas precisam se declarar disponíveis para participar do processo. Atletas de, no mínimo 19 anos e que já tem finalizaram o High School há um ano.

Os jogadores internacionais também precisam ter 19 anos e cumprir pelo menos um dos critérios abaixo:

  • Residir fora dos Estados Unidos por pelo menos três anos antes do Draft enquanto joga basquete fora do país
  • Nunca ter dado início ao processo de entrar numa universidade dos Estados Unidos
  • Nunca ter completado o High School nos Estados Unidos.

Ordem de escolha na 1ª rodada

1 - Dallas Mavericks
2 - San Antonio Spurs
3 - Philadelphia 76ers
4 - Charlotte Hornets
5 - Utah Jazz
6 - Washington Wizards
7 - New Orleans Pelicans
8 - Brooklyn Nets
9 - Toronto Raptors
10 - Houston Rockets (Suns)
11 - Portland Trail Blazers
12 - Chicago Bulls
13 - Atlanta Hawks (Kings)
14 - San Antonio Spurs (Hawks)
15 - Oklahoma City Thunder (Heat)
16 - Memphis Grizzlies (Magic)
17 - Minnesota Timberwolves (Pistons)
18 - Washington Wizards (Grizzlies)
19 - Brooklyn Nets (Bucks)
20 - Miami Heat (Warriors)
21 - Utah Jazz (Timberwolves)
22 - Atlanta Hawks (Lakers)
23 - New Orleans Pelicans (Pacers)
24 - Oklahoma City Thunder (Clippers)
25 - Orlando Magic (Nuggets)
26 - Brooklyn Nets (Knicks)
27 - Brooklyn Nets (Rockets)
28 - Boston Celtics
29 - Phoenix Suns (Cavaliers)
30 - Los Angeles Clippers (Thunder)

Entre parênses o time ‘original’ da escolha

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.