Jaylen Brown foi um dos principais nomes deste período de férias da NBA. O ala, atual campeão da liga com o Boston Celtics e MVP das finais, não foi convocado para os Jogos Olímpicos de Paris e chegou a sugerir um “boicote” a ele. Nesta terça-feira (24), o jogador foi questionado sobre o fato e mostrou bom humor.
Brown participou, junto dos demais jogadores, do media day dos Celtics. Na primeira pergunta em entrevista coletiva, o ala foi questionado sobre a ausência na Olimpíada e brincou, antes de responder.
“Caramba, primeira pergunta? Nem um aquecimento? M****”, brincou Brown, inicialmente. “Estou pronto para começar, o passado é passado. Estou pronto para liderar os caras, construir esse entrosamento, sem pular etapas e atingir o tom necessário. Extremamente motivado por questões óbvias, pronto para começar”, respondeu.
A temporada 2024/2025 da NBA vai começar em 22 de outubro. Boston Celtics x New York Knicks e Los Angeles Lakers x Minnesota Timberwolves serão as partidas de abertura do melhor basquete do mundo.
Entenda a “treta”
O substituto foi o ala-armador
Depois, Brown foi além e escreveu: “Nike, o que você está fazendo?”. No dia seguinte, o campeão da NBA afirmou “não tenho medo de você e dos seus recursos”.
“Porque você não está lá? Achou certo?”, insistiu o entrevistador. “Eu realmente não tenho o que dizer, entende? Estou em um lindo dia aqui”, respondeu Jaylen Brown. Ambos lidaram com bom humor a situação.
Melhor jogador das finais da NBA este ano, Brown falou sobre a seleção dos Estados Unidos em 15 de julho,
“Liguei para o Derrick depois, para ter certeza que não haveria confusão. Falei do meu amor por ele e tudo mais. Ele sabe disso. Você não precisa deixar público tudo que se faz, eu e o D. White estamos de boa”, afirmou, ao Celtics Blog, ligado ao SB Nation.
O jogador, em 28 de julho, também respondeu o ex-astro da NBA e atual diretor administrativo da USA Basketball, Grant Hill, sobre uma possível “teoria da conspiração” por ter sido esnobado na convocação.
“Grant Hill me chamar de conspirador é decepcionante. Eu sou vice-presidente da associação dos jogadores da NBA desde os 21 anos, entendo muito bem tudo que acontece”,
A resposta do campeão da NBA foi dada momentos depois de Grant Hill falar que a decisão se baseou em critérios técnicos. Brown havia sugerido que ele foi boicotado por conta de relação do time dos EUA com a Nike.
“Eu sempre amei uma boa teoria da conspiração, mas foi só uma decisão de basquete mesmo”, afirmou Grant Hill, em participação no Dan Patrick Show.
Jaylen Brown
A relação de Brown com a Nike é conturbada. O jogador, que não tem contrato com nenhuma marca esportiva, já criticou a empresa por romper contrato com o armador Kyrie Irving, do Dallas Mavericks, em 2022 após uma série de polêmicas envolvendo Irving - dentre elas, opor-se à vacinação contra a COVID-19.
Além disso, quando usa calçados da Nike, Brown tapa a logo da empresa ou personaliza o tênis. O jogador de 27 anos atua profissionalmente desde 2016, sempre pelo Boston Celtics, e conquistou neste ano, pela primeira vez na carreira, o título da NBA.
Já pela Seleção Estadunidense, Brown atuou na Copa do Mundo de 2019. Na ocasião, a equipe foi eliminada nas quartas de final. Brown é profissional desde 2016, sempre pelo Boston Celtics, equipe que o draftou. O ala de 27 anos tem contrato válido com os Celtics até o fim da temporada 2028/2029.