Campeão da NBA com o Boston Celtics, o ala Jaylen Brown foi questionado nessa quinta-feira (11) a respeito da seleção dos Estados Unidos e se esquivou do tema, gerando um breve “climão”. O jogador ficou de fora da equipe para os Jogos Olímpicos de Paris e foi às redes sociais, onde fez posts misteriosos sugerindo um boicote a ele.
No tapete vermelho da premiação ESPYS, organizada pela ESPN, em Los Angeles,
“Porque você não está lá? Achou certo?”, insistiu o entrevistador. “Eu realmente não tenho o que dizer, entende? Estou em um lindo dia aqui”, respondeu Jaylen Brown. Ambos lidaram com bom humor a situação.
Jaylen Brown had no comment about not getting picked at Team USA
— Celtics on CLNS (@CelticsCLNS) July 12, 2024
-
“I’m with my beautiful date”#celtics #boston #nba
⚡️ by @PrizePicks @Gametime pic.twitter.com/qThkU3Y1a2
Na premiação, inclusive, Brown recebeu troféu pelo “melhor desempenho de campeonato”. O jogador foi eleito o MVP das finais da NBA, vencidas pelos Celtics sobre o Dallas Mavericks.
Entenda o caso
A possível boicote por parte da seleção dos Estados Unidos partiria da Nike, patrocinadora da equipe nacional, segundo o jogador escreveu em posts misteriosos. Tudo começou na última quarta-feira (10), quando o ala Kawhi Leonard, do Los Angeles Clippers, foi cortado para focar na temporada 2024/2025 da NBA.
O substituto foi o
Primeiro, Brown tuitou três emojis de um rosto com monóculo. Depois, o celta foi além e escreveu: “Nike, o que você está fazendo?”. Já nesta quinta-feira (11), o campeão da NBA afirmou “não tenho medo de você e dos seus recursos”.
Jaylen Brown, ala do Boston Celtics
A relação de Brown com a Nike é conturbada. O jogador, que não tem contrato com nenhuma marca esportiva, já criticou a empresa por romper contrato com o armador Kyrie Irving, do Dallas Mavericks, em 2022 após uma série de polêmicas envolvendo Irving - dentre elas, opor-se à vacinação contra a COVID-19.
Além disso, quando usa calçados da Nike, Brown tapa a logo da empresa ou personaliza o tênis. O jogador de 27 anos atua profissionalmente desde 2016, sempre pelo Boston Celtics, e conquistou neste ano, pela primeira vez na carreira, o título da NBA.
Já pela Seleção Estadunidense, Brown atuou na Copa do Mundo de 2019. Na ocasião, a equipe foi eliminada nas quartas de final.
Os Estados Unidos estão no Grupo C dos Jogos Olímpicos de Paris, junto de Sérvia, Sudão do Sul e Porto Rico. Até a estreia em 28 de julho, os EUA irão fazer amistosos preparatórios.
O primeiro deles foi contra o Canadá, nessa quarta, na T-Mobile Arena, em Las Vegas Os EUA ainda enfrentarão Austrália, Sérvia, Sudão do Sul e Alemanha até o início da Olimpíada.
Basquete dos EUA em Paris 2024
- Bam Adebayo - pivô do Miami Heat
- Devin Booker - ala-armador do Phoenix Suns
- Stephen Curry - armador do Golden State Warriors
- Anthony Davis - ala-pivô do Los Angeles Lakers
- Kevin Durant - ala do Phoenix Suns
- Anthony Edwards - ala-armador do Minnesota Timberwolves
- Joel Embiid - pivô do Philadelphia 76ers
- Tyrese Haliburton - armador do Indiana Pacers
- Jrue Holiday - armador do Boston Celtics
- LeBron James - ala do Los Angeles Lakers
- Jayson Tatum - ala-pivô do Boston Celtics
- Derrick White - ala-armador do Boston Celtics
- Steve Kerr - técnico do Golden State Warriors