Ouvindo...

Las Vegas Aces e Phoenix Mercury começam duelo pelo título da WNBA

Equipes iniciam, nesta sexta-feira (3), série disputada no sistema ‘melhor de 7'

Satou Sabally e A’ja Wilson são alguns dos destaques da grande final da WNBA

Começa, nesta sexta-feira (3), a disputa pelo título da WNBA. O duelo pelo título da principal liga de basquete feminino dos Estados Unidos será entre o Las Vegas Aces e o Phoenix Mercury. A primeira partida será às 21h (de Brasília), na Michelob Ultra Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

A série final será disputada em melhor de sete jogos. A primeira equipe que vencer quatro partidas conquista o troféu da temporada 2025.

Leia também

A

O Las Vegas Aces terminou a temporada com a segunda melhor campanha da WNBA. Depois de começar a temporada de maneira irregular (14-14), o time emendou 16 vitórias seguidas e terminou com a segunda melhor campanha (30-14).

O principal destaque do Aces é A’ja Wilson. A pivô de 29 anos foi eleita, pela quarta vez na carreira, MVP da temporada. Ela liderou a liga em pontuação com 23,4 pontos de média por partida.

O time ainda conta com outros destaques como Jackie Young, Jewell Loyd e Chelsea Gray. O time é comandado por Becky Hammom, ex-jogadora de destaque e duas vezes campeã da WNBA (2022 e 2023) como técnica.

O Las Vegas teve a segunda melhor campanha da temporada regular. Nos playoffs eliminou o Seattle Storm e o Indiana Fever antes de chegar na série decisiva pela disputa do título. O time disputa a terceira final nos últimos quatro anos.

Reconstrução e ‘gigantes’ pelo caminho: Mercury na final

O Phoenix Mercury começou a temporada sem duas referências históricas da franquia. Diana Taurasi (aposentadoria) e Brittney Griner (sem contrato) deixaram a equipe ao final de 2024.

Nate Tibbets, técnico da equipe, liderou o novo grupo numa boa campanha na temporada regular. Foram 27 vitórias e 14 derrotas, o que rendeu o quarto lugar na classificação.

A campanha nos playoffs foi dura. O Mercury passou pelo New York Liberty e Minnesota Lynx, atuais campeões e vice da WNBA.

O destaque em quadra é a ala-pivô Alyssa Thomas. Uma das candidatas a MVP da temporada, AT foi a referência dentro de quadra de uma equipe com forte jogo coletivo.

É a primeira vez que o Mercury chega às finais desde 2021. Até aqui são cinco participações (1998, 2007, 2009, 2014 e 2021) com três títulos (2007, 2009 e 2014).

Confrontos na temporada regular

As equipes se enfrentaram quatro vezes ao longo da temporada regular. O Aces teve ampla vantagem no duelo direto: foram três vitórias e uma derrota.

Horário das partidas

  • Jogo 1 - 3 de outubro, sexta-feira: 21h - Las Vegas Aces x Phoenix Mercury
  • Jogo 2 - 5 de outubro, domingo: 16h - Las Vegas Aces x Phoenix Mercury
  • Jogo 3 - 8 de outubro, quarta-feira: 21h - Phoenix Mercury x Las Vegas Aces
  • Jogo 4 - 10 de outubro, sexta-feira: 21h - Phoenix Mercury x Las Vegas Aces
  • *Jogo 5 - 12 de outubro, domingo: 16h - Las Vegas Aces x Phoenix Mercury
  • *Jogo 6 - 15 de outubro, quarta-feira: 21h - Phoenix Mercury x Las Vegas Aces
  • *Jogo 7 - 17 de outubro, sexta-feira: - 21h: Las Vegas Aces x Phoenix Mercury
Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.