A Federação Internacional de Basquetebol (Fiba) realizou, nesta terça-feira (7), o sorteio dos grupos do Pré-Mundial. A competição, realizada em 2026, distribuirá 11 vagas pra o Mundial na Alemanha, também em 2026.
O Brasil está no Grupo A, com sede em Wuhan, na China. As brasileiras enfrentarão Bélgica, China, República Tcheca, Mali e Sudão do Sul. A seleção foi campeã em 1994 e bronze em 1971, no entanto foi ausência nas duas últimas edições (2018 e 2022).
A Bélgica, atual campeã europeia, já tem vaga garantida no Mundial. China (4º) e Bélgica (5º) têm ranking melhor que o Brasil (9º) na chave. República Tcheca (17º), Mali (18º) e Sudão do Sul (55º) estão abaixo.
A FIBA ainda detalhará os horários das partidas. Os grupos terão seleções já classificadas, aumentando o nível técnico da competição e também proporcionando calendário de preparação para as equipes.
As três melhores equipes de cada grupo, dentre aquelas que ainda não possuem vaga, carimbam o passaporte para a Copa do Mundo. A exceção é a chave D, com a presença da Alemanha e Nigéria, já garantidas. Como o grupo tem duas equipes garantidas, apenas duas novas estão em jogo.
Todos os grupos 2026
- Wuhan (China): Brasil, China, Bélgica, República Tcheca, Mali e Sudão do Sul;
- San Juan (Porto Rico): Nova Zelândia, Porto Rico, Estados Unidos*, Senegal, Itália e Espanha;
- Istambul (Turquia): Hungria, Turquia, Argentina, Austrália*, Canadá e Japão;
- Lyon (França): Colômbia, Filipinas, Alemanha*, Coreia do Sul, França e Nigéria*;
*Seleções já classificadas para a Copa do Mundo de 2026