Ouvindo...

Basquete: Cruzeiro participará de torneio preparatório com equipes do NBB

Competição com Caxias do Sul, União Corinthians e Vasco será disputada entre 6 e 8 de outubro

A equipe de basquete do Cruzeiro disputará um torneio preparatório com três equipes do Novo Basquete Brasil (NBB), competição de elite do país. A Copa KTO será realizada na Arena Clube Comercial, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, entre 6 e 8 de outubro.

Além de Cruzeiro, Caxias do Sul, União Corinthians e Vasco vão participar do quadrangular. Atual campeão do Campeonato Brasileiro, o time celeste é a única equipe deste torneio preparatório que não está no NBB.

Na última semana, o Cruzeiro fez dois testes. A equipe perdeu dois jogos-treinos para o Minas (outro time do NBB), na Arena UniBH, em Belo Horizonte: por 103 a 55 e 98 a 61.

O Cruzeiro se prepara para a nova edição do Brasileirão. Ainda não foram divulgadas datas nem forma de disputa da competição. Já o NBB começará em 13 de outubro.

Crise no basquete brasileiro

Com a conquista do Campeonato Brasileiro de 2023, o Cruzeiro esperava disputar a Liga Sul-Americana com outras equipes brasileiras.

Contudo, a Federação Internacional de Basquete (Fiba) não incluiu brasileiros no torneio após imbróglio entre Liga Nacional de Basquete (LNB), organizadora do NBB, e Confederação Brasileira de Basketball (CBB), que organiza o Brasileiro.

A 16ª edição do NBB, disputado desde 2008, não terá a chancela da CBB pela primeira vez. A entidade tenta organizar um Campeonato Brasileiro paralelo e mais robusto que os anteriores para fixar o torneio como o principal do basquete masculino do país.

Entre algumas sanções, o torneio pode não ser reconhecido por órgãos superiores, como a Fiba, e ter problema quanto à participação das equipes em competições internacionais. Além da Liga Sul-Americana, há a Champions League Américas, principal torneio do continente.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.
Leia mais