Ouvindo...

Basquete: Cruzeiro se manifesta após Fiba divulgar Liga Sul-Americana sem brasileiros

Após título do Campeonato Brasileiro, Cruzeiro contava com a participação no segundo maior torneio internacional do continente

Cruzeiro foi campeão do Brasileiro de Basquete, organizado pela CBB, em junho de 2023

O Cruzeiro se manifestou de forma contrária à Federação Internacional de Basquete (Fiba) após a decisão da entidade em não incluir brasileiros na Liga Sul-Americana de 2023. O torneio é o segundo maior em termos de relevância no continente, atrás da Champions League Américas.

A equipe celeste contava com vaga no torneio após o título do Campeonato Brasileiro de 2023, organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Na última edição da Sul-Americana, uma vaga foi destinada ao melhor colocado do Brasileirão de 2022.

Este motivo, inclusive, gerou divergência no basquete brasileiro. Por conta disso, a Liga Nacional de Basquete (LNB), organizadora do Novo Basquete Brasil (NBB), chegou a acionar a Justiça por conta do movimento que indicou um clube do Brasileirão à Sul-Americana.

O resultado desse entrevero, mais um em meio ao histórico de atritos entre as entidades, veio em 2023: a CBB retirou a chancela do NBB, que ocorrerá no decorrer da temporada 2023/2024 sem o aval da CBB. Com isso, por exemplo, o NBB pode não ter a consideração da Fiba para os torneios internacionais, além de outros impedimentos.

A CBB planeja remodelar o Brasileirão, a fim de torná-lo um campeonato mais competitivo e relevante em meio ao cenário nacional. A entidade ainda irá divulgar detalhes do novo torneio para 23/24, mas equipes brasileiras poderão disputar Brasileiro e NBB simultaneamente.

No comunicado do último sábado (9), o Cruzeiro se coloca “além de qualquer briga política ou conflito de interesses”. Leia a íntegra do posicionamento ao fim desta matéria.

Liga Sul-Americana

A Liga Sul-Americana será disputada entre 13 de outubro e 3 de dezembro. Oberá-ARG, Malvín-URU, Deportivo San José-PAR, Instituto de Córdoba-ARG, Peñarol-URU, Gimnasia y Esgrima-ARG, Los Leones-CHI, Leones de Potosí-BOL, Titanes de Barranquilla-COL, o campeão da Liga do Equador (a definir), Biguá-URU e Caribbean Storm Island-COL serão os participantes.

O torneio contará com uma fase de grupos inicial. Depois, haverá um “Super 6”, com quatro classificados as semifinais. Depois, os finalistas serão definidos. O Bauru, equipe comprometida com o NBB, é o atual campeão.

Posicionamento do Cruzeiro

A equipe adulta masculina do Cruzeiro Basquete se reapresentou, no dia 21 de Agosto de 2023, visando à preparação para as competições da temporada, dentre elas a Liga Sul Americana de Basquete 23/24.

Registre que a organização da Liga Sul Americana é realizada pela FIBA - Américas, sendo que as vagas são pertencentes às Confederações Nacionais e destinadas aos clubes de cada Confederação.

A equipe do Cruzeiro Basquete conseguiu a sua vaga na participação da Liga Sul Americana de Basquete com a conquista do Campeonato Brasileiro de Basquete Masculino 2023, competição organizada pela Confederação Brasileira de Basquete. Destaca-se que a vaga destinada ao campeão da competição supra referenciado fora confirmada durante a Assembleia Geral da FIBA Américas, realizada entre os dias 13 e 14 de Maio de 2023, na cidade de Miami.

Ocorre que, na última segunda-feira, 04/09/2023, a equipe do Cruzeiro Basquete fora surpreendida com uma reportagem publicada pela própria Federação Internacional de Basquete, onde fora confirmada a realização do Torneio Sul Americano 23/24 e as cidades sedes das partidas e, surpreendentemente, nenhuma equipe brasileira constava como participante da competição, não havendo na referida reportagem nenhuma explicação acerca de tal exclusão.

Apesar de alguns meios de comunicação apresentarem fatos acerca do motivo da exclusão das equipes brasileiras nas competições Sul Americanas, o Cruzeiro Basquete, por prudência e profissionalismo, aguarda que seja emitido um comunicado oficial pelas autoridades Competentes (CBB e FIBA - Américas) sobre o real motivo da exclusão, para que delibere acerca das medidas que entende ser cabíveis, resguardando o direito e interesse do Cruzeiro Basquete.

O Cruzeiro Basquete informa que inclusive os departamentos responsáveis já estão em contato com as partes interessadas e organizadoras da Liga Sul-Americana de Basquete, buscando um esclarecimento formal acerca da sua não participação, esperando um breve retorno formal das mesmas.

Por fim, esclarecemos que o projeto do Cruzeiro Basquete fora criado aquém e além de qualquer briga política ou conflito de interesses, tendo como seu maior pilar e objetivo a promoção e difusão do esporte juntamente com a grandeza de uma marca mundial, que é o Cruzeiro Esporte Clube, sendo que, de forma independente e resiliente continuará a desempenhar suas atividades de maneira honesta, transparente, visando a promoção do esporte, cultura e lazer com sua responsabilidade social.

Diretoria do Cruzeiro Basquete.

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.