O Franca está a um triunfo da final do Novo Basquete Brasil (NBB). Na noite desta quinta-feira (18), os francanos bateram o Minas por 95 a 91 na Arena UniBH, em Belo Horizonte, pelo terceiro jogo da semifinal, e retomaram a vantagem na série - decidida em melhor de cinco.
Depois de recuperação do Franca (Minas chegou a liderar por 13 pontos), o jogo teve final emocionante. A vitória francana foi possível depois de bandeja do pivô Lucas Mariano, faltando dois segundos para o fim, quando o jogo estava empatado em 91 a 91.
No primeiro jogo da semi,
As equipes voltam à quadra para o jogo 4 da semifinal às 19h30 de domingo (9), no Pedrocão, em Franca - uma possível quinta partida também será no interior paulista. O São Paulo aguarda na final do NBB o vencedor do confronto.
O jogo
O primeiro quarto foi equilibrado. Após início bom dos mandantes, Franca liderou e esboçou abrir larga vantagem depois de colocar seis pontos à frente. Contudo, o Minas se encontrou e reagiu, com os visitantes à frente ao fim do período inicial por 24 a 23.
Já o segundo quarto foi do Minas. No ritmo do armador Alexey Borges, a equipe da casa colocou 13 pontos de vantagem diante de um Franca com fragilidade defensiva. Os mandantes foram ao intervalo vencendo por 48 a 40.
O Franca voltou melhor do intervalo, liderado pelo pivô Lucas Mariano, e diminuiu ainda mais a vantagem minastenista - os mandantes foram ao período final vencendo por 71 a 68.
No quarto final, os francanos viraram a partida, que ficou aberta e com várias trocas de lideranças. O jogo entrou nos segundos derradeiros com diferença de uma posse de bola para o Franca, mas o Minas empatou após cesta de três do ala-armador Shaquille Johnson Sr.
Contudo, com dois segundos para o fim, após erro dos dois lados, o pivô Lucas Mariano converteu bandeja e deixou o jogo em 93 a 91 para os francanos. O Minas não conseguiu aproveitar o pouco tempo que tinha após erro na cobrança do lateral e foi batido por 95 a 91pelo Franca, que ficou a um triunfo da final do NBB.
Minas 91 x 95 Franca
Minas
Lucas Faggiano, Shaquille Johnson Sr., Felipe Vezaro, Renan Lenz e Alexandre Paranhos; Alexey Borges, Eden Ewing, Isaac Hamilton e Alexei Patrício. Técnico: Leo Costa. Desfalque: Wesley Castro (estiramento no adutor da coxa)
Franca
Reynan, Georginho de Paula, David Jackson, Lucas Dias e Lucas Mariano; Santiago Scala, Michael Smith, Jhonatan Luz e Márcio. Técnico: Helinho Garcia
Destaques do jogo
Minas
Alexey Borges: 25 pontos, 2 rebotes e 11 assistências
Shaquille Johnson Sr.: 18 pontos, 4 rebotes e 6 assistências
Alexandre Paranhos: 12 pontos e 11 rebotes
Franca
Lucas Mariano: 31 pontos e 4 rebotes
Lucas Dias: 13 pontos, 5 rebotes e 7 assistências
Santiago Scala: 16 pontos, 3 rebotes e 4 assistências
Motivo: jogo 3 da semifinal do NBB
Data e horário: 18 de maio de 2023 (quinta-feira), às 19h30 (de Brasília)
Local: Arena UniBH, em Belo Horizonte-MG
Público presente: 1.648
Renda: R$ 6.835,25
Arbitragem: Cristiano Maranho (Internacional-PR), Marcos Antônio de Matos (Internacional-SP) e Jacob Cassimiro (Internacional-SP). Operador Instant Replay: Alexandre Tadeu Máximo
Transmissão: ESPN 2 (TV por assinatura) e Star+ (streaming pago)