Ouvindo...

Viúvo de Paulo Gustavo é vítima de golpe e faz alerta: ‘picaretagem nova’

Thales Bretas usou as redes sociais para dar dicas a seguidores quanto ao golpe que caiu

Thales Bretas faz alerta nas redes sociais

Thales Bretas, viúvo de Paulo Gustavo, revelou nessa terça-feira (15) ter sido vítima de uma “picaretagem nova”. Em vídeo postado nas redes sociais, ele aproveitou para fazer um alerta sobre o golpe.

“Eu fiz esse vídeo para alertar vocês sobre uma picaretagem nova, não tão nova, que eu caí semana passada. O golpe da maquininha do cartão”, inicia.

Segundo Thales, ele estava indo a um restaurante com uma amiga, quando pegou um táxi na rua porque estava com pressa. “O restaurante era próximo, mas ele mandou eu descer porque o carro estava esquentando. Ele saiu do táxi, abriu o capô e disse que era perigoso a gente ficar dentro”, continua.

“A gente desceu rápido, tudo um teatro, a corrida ficou em R$ 15. Ele mostrou o visor do celular dele, e usou aquela maquininha que geralmente é conectada num celular e que você não ver o visor, que é uma máquina menor. Eu digitei a minha senha do cartão, ele disse que tinha que ser o cartão físico e, por sorte, eu estava com o cartão ainda, e ele passou um valor exorbitante, muito maior do que o da corrida”, acrescenta.

Conforme Thales, provavelmente o motorista exibiu outro celular. “Normalmente o taxista ou motorista de aplicativo tem dois celulares, né? Então ele me mostrou um celular e a cobrança do cartão devia tá vinculada a outro celular”, diz.

Ele conta que, não colocou “maldade”, mas depois viu, ao receber um SMS, um valor cobrado “totalmente discrepante”.

Alerta

“O cara tinha saído, porque ele disse que ia arrumar o carro. Eu fiz um boletim de ocorrência, mas tô falando isso porque outras pessoas podem ser vítimas desse golpe. Então a mensagem de alerta é: fique atento a quem está dirigindo pra você, fotografe a placa, o veículo e a credencial da pessoa se não for por aplicativo em que tudo tá registrado no celular”, recomenda.

Thales segue: “Confira sempre o taxímetro, porque existe também o golpe do taxímetro, mas quando te entregarem a maquininha confira o valor, peça pra conferir, não tenha vergonha, não tenha pressa.”

“Cuidado ao digitar a senha e cuidado com os golpes. Fui vítima desse e sei que muitas pessoas foram vítimas de outros, mas quero alertar para que mais pessoas não sejam vítimas desses pilantras tentando se dar bem em cima da gente”, finaliza.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.