Taylor Swift distribui R$ 1 bilhão em bônus para equipe após turnê mais lucrativa da história

Documentário da Disney+ revela reação emocionada de funcionários e o gesto da cantora

Cantora Taylor Swift em apresentação na “The Eras Tour”

Após a estreia da série documental “The End of an Era”, da cantora Taylor Swift, no Disney+, uma cena emocionante viralizou nas redes sociais, mas, desta vez, o destaque não está na música. O momento mostra a reação dos funcionários da cantora ao receberem uma bonificação generosa ao fim de sua turnê mais recente, a “The Eras Tour”.

Segundo a revista People, ao longo dos últimos dois anos, Taylor Swift distribuiu cerca de US$ 197 milhões, aproximadamente R$ 1 bilhão, em bônus para todos os profissionais envolvidos na turnê.

A lista de beneficiados é extensa, incluindo motoristas de caminhão, fornecedores de alimentos e bebidas, técnicos de instrumentos, iluminação e som, equipe de merchandising, dançarinos, músicos da banda e coreógrafos, seguranças e profissionais de pirotecnia, equipes de montagem, cabelo, maquiagem, figurino e fisioterapeutas, além de produtores, assistentes e carpinteiros.

A filosofia do “Dia do Bônus”

No documentário, Taylor explica a importância do gesto, reiterando que o lucro da turnê deve ser compartilhado com quem a tornou possível.

“O dia do bônus é muito importante porque cria um precedente para a ‘The Eras Tour’. Se a turnê tem mais lucro, as pessoas que trabalham nela devem receber mais bônus”, afirma a cantora.

Em agosto de 2023, quando a primeira etapa na América do Norte foi encerrada, a People já havia revelado a distribuição de mais de US$ 55 milhões, cerca de R$ 298,6 milhões, em bônus.

Emoção à flor da pele

Além do valor financeiro, a cantora demonstrou apreço pessoal ao escrever mensagens à mão para cada integrante da equipe — um processo que levou cerca de duas semanas. Cada bilhete foi lacrado com cera e um carimbo exclusivo da artista.

Swift expressou sua satisfação em fazer com que o esforço da equipe valesse a pena: “É bonito pensar nas vidas para as quais eles vão voltar, na folga que terão, nos filhos que não veem há meses por estarem na estrada. Fazer com que isso valha a pena para eles é muito importante. Eu me sinto como na manhã de Natal”.

A reação dos funcionários ao receberem a bonificação é o ponto alto da cena que viralizou. Em um momento, uma colaboradora chega a utilizar uma bombinha de asma após se emocionar profundamente com o gesto.

Turnê mais lucrativa da história

Ao final da turnê, que realizou 152 shows ao redor do mundo, Taylor Swift fez um agradecimento emocionado, declarando: “Essa foi a coisa mais difícil que já fiz ao vivo. E vocês aceitaram o desafio com entusiasmo, curiosidade e uma resistência impressionante”.

A “The Eras Tour” não apenas impressionou pela escala e dedicação, mas também pelo sucesso financeiro. A produtora Taylor Swift Touring confirmou que 10.168.008 pessoas assistiram à turnê, que arrecadou um total de US$ 2,07 bilhões, aproximadamente mais de R$ 10,8 bilhões, em ingressos. Esse valor a tornou a turnê mais lucrativa da história, com uma receita bruta mais que o dobro de qualquer outra turnê já realizada.

Leia também

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

Ouvindo...