Rafael Cardoso desabafa sobre transtorno incurável em carta aberta: 'Mata humilhando'
Internado em clínica de reabilitação, o ator disse ser um adicto; veja relato

Rafael Cardoso, de 40 anos, divulgou uma carta aberta escrita durante sua permanência em uma clínica de reabilitação. O ator celebrou o 33º dia no local, onde se internou voluntariamente em junho, na última terça-feira (7).
"Está tudo mais claro. A consciência do que eu estava fazendo da minha vida às vezes aperta forte, porém é necessária. Havia perdido o controle da minha vida. Só quem não via era eu mesmo", iniciou.
O ator destacou que, agora, entende a gravidade do seu transtorno. "Sou um adicto, portador do transtorno por uso de substâncias, que é incurável e mata humilhando", disse.
"Por isso preciso estar em processo de recuperação contínuo. Hoje tenho esta consciência. Estou aqui recuperando minha saúde mental, física e espiritual. Melhorando a cada dia! Agradeço o carinho de cada um que está vibrando positivamente por minha recuperação, especialmente à minha família: meu pai, Carol, minhas tias e primos, bem como todos que sei que estão nesta corrente familiar", seguiu.
"Obrigado aos profissionais que têm sido extraordinários no tratamento, carinho e acolhimento aqui. Não poderia estar em melhores mãos", acrescentou o ator.
Por fim, ele explicou que logo mais receberá alta. "Tenho certeza que em poucas semanas estarei de volta à minha rotina, porém sóbrio e consciente de tudo que devo e não devo fazer para assim seguir muito mais firme, dentro do meu propósito. Obrigado e até já", concluiu.
Vício
Em março de 2025, Rafael já havia comentado publicamente sobre a luta contra dependência química. Em entrevista ao jornalista Roberto Cabrini, ele admitiu o uso de álcool e drogas ilícitas e reconheceu que alguns dos episódios controversos envolvendo seu nome foram motivados pelo vício.
Nos últimos meses, Rafael Cardoso esteve envolvido em diversos episódios polêmicos. Entre os casos de maior repercussão, está o processo movido por sua ex-sogra, a jornalista Sônia Bridi, que pediu uma medida protetiva contra o ator por ameaças. A ação judicial foi iniciada em agosto de 2023 e veio a público em novembro do mesmo ano.
A Justiça do Rio de Janeiro determinou que Cardoso mantenha uma distância mínima de 100 metros de Bridi e proibiu qualquer contato com ela. O descumprimento da decisão pode resultar em sua prisão.
O fim do casamento com Mariana Bridi, em 2022, também foi envolto em polêmicas. A exposição de sua vida pessoal levou Cardoso a pedir afastamento da novela 'Amor Perfeito', da Globo, da qual fazia parte do elenco.
Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‶NaTelinha” e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.









