Morre Udo Kier, ator alemão que atuou em ‘O Agente Secreto’ e ‘Bacurau’

Udo Kier morreu aos 81 anos; morte foi comunicada pela revista norte-americana, Variety

Udo Kier em “Bacurau”, em Kléber Mendonça Filho

O ator Udo Kier, intérprete de Hans em “O Agente Secreto” e de Michael em “Bacurau”, morreu neste domingo (23), aos 81 anos. A informação foi divulgada pela Variety e confirmada à revista norte-americana por Delbert McBride, companheiro do artista.

Além dos filmes brasileiros de Kléber Mendonça Filho, Kier atuou em outras produções, como “Sangue para Drácula”, “Carne para Frankenstein”, “Blade: O Caçador de Vampiros”, “Meu Vizinho Adolf”, “Swan Song”, entre outros.

Em “Bacurau”, de 2019, o alemão deu vida ao vilão Michael, líder de um grupo de mercenários estrangeiros que chega a pequena cidade e tira o sossego dos habitantes. A atuação na obra de Kleber rendeu o prêmio do júri de Cannes ao diretor.

Neste ano, Kier voltou a colaborar com o brasileiro em “O Agente Secreto”, que pode representar o país no Oscar 2026. O ator esteve em Recife para as gravações do longa, que conta a história de um professor universitário que foge para a capital pernambucana em busca de uma vida mais tranquila.

Kier iniciou sua carreira artística na década de 1960 e trabalhou com grandes nomes do cinema internacional, entre eles Paul Morrissey, Lars von Trier, Werner Herzog e Gus Van Sant. A causa da morte do artista não foi divulgada.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.

Ouvindo...