Itatiaia

Morre Claudia Cardinale: vitória em concurso de miss impulsionou carreira da atriz

Atriz venceu concurso de beleza em 1957 e o prêmio impulsionou sua carreira

Por
Claudia Cardinale
Claudia Cardinale • YouTube | Reprodução

A atriz Claudia Cardinale faleceu nesta terça-feira (23). Ícone do cinema italiano, ela era considerada uma das mulheres mais bonitas no cinema. Inclusive, sua beleza ajudou em sua carreira.

Morre Claudia Cardinale

Morreu a atriz italiana Claudia Cardinale, nesta terça-feira (23), aos 87 anos. Estrela de grandes filmes europeus, ela encantou o público nos anos 60. Entre clássicos, a atriz protagonizou filmes de Federico Felini e Luchino Visconti. A causa da morte não foi divulgada.

Icônica atriz ítalo-tunisiana, Claudia Cardinale foi uma das maiores estrelas da era de ouro do cinema europeu. Com pais sicilianos, inicialmente falava francês e árabe.

Vida pessoal

Em 1958, Claudia conheceu o produtor Franco Cristaldi, com quem teve uma relação próxima, embora nunca tenham se casado oficialmente. Ela viveu por 42 anos com o diretor Pasquale Squitieri, até sua morte em 2017. Cardinale é mãe de dois filhos: Patrick, adotado por Cristaldi, e Claudia, fruto de seu relacionamento com Squitieri.

Além de sua carreira no cinema, Claudia Cardinale também se destacou pelo seu ativismo. Desde o ano 2000, ela atuou como Embaixadora da Boa Vontade da UNESCO para a Defesa dos Direitos da Mulher. A atriz recebeu múltiplos prêmios em sua vida, incluindo o Leão de Ouro em Veneza e o Urso de Ouro em Berlim.

Filmes de destaque

Entre os filmes de destaque, Claudia Cardinale atuou em:

  • O Leopardo (Luchino Visconti);
  • Era Uma Vez No Oeste (Sergio Leone);
  • 8½ (Federico Fellini);
  • Rocco e Seus Irmãos (Luchino Visconti);
  • A Pantera Cor-de-Rosa (Blake Edwards).
Por

Pablo Paixão é graduado em Jornalismo, pela UFMG, e em Cinema e Audiovisual, pelo Centro Universitário UNA BH. Tem experiência em diferentes áreas da comunicação e marketing. Com passagem pela TV UFMG, na Itatiaia atuou inicialmente nas editorias de Entretenimento, Cultura e Minas Gerais. Atualmente, colabora com as editorias Pop e Carnaval.