Morreu nesta sexta-feira (30) a atriz Catherine O’hara, conhecida por interpretar Kate McCallister nos dois primeiros filmes da franquia “Esqueceram de Mim”. A morte da artista, que tinha 71 anos, foi confirmada pelo empresário à revista estadunidense People.
A causa do falecimento ainda é desconhecida. Nenhum outro detalhe foi divulgado ainda. A atriz deixou o marido Bo Welch, diretor de arte, e dois filhos.
Quem foi Catherine O’hara?
A artista canadense é conhecida por vários trabalhos notórios nas telinhas. Ícone da comédia, seus papéis mais icônicos incluem Kate McCallister em “Esqueceram de Mim”, Delia Deetz em “Beetlejuice”, e Moira Rose na série “Schitt’s Creek”, papel que a consagrou com múltiplos prêmios, incluindo o Emmy.
Nascida em Toronto no Canadá, a atriz renomada possuía sete irmãos e começou a carreira no teatro, atuando em uma peça de natal. Catherine chegou a trabalhar como garçonete mas encontrou sua vocação nas telas.
O’hara ficou conhecida não só por sua imitação de celebridades, incluindo Meryl Streep , mas pela interpretação em vários papéis famosos que acabaram se tornando queridinho pelos fãs.
Como parte da equipe de roteiristas do programa televisivo Second City Television, lançado em 1976, a atriz recebeu cinco indicações ao Emmy e levou a estatueta uma vez para casa.
‘Esqueceram de mim’
Em 1990, Catherine foi escalada para o filme “Esqueceram de Mim” como a mãe atarefada de Kevin, personagem de Macaulay Culkin. "É um filme perfeito, não é?”, alegou ela em uma entrevista para a revista People.
A franquia fez tanto sucesso que ela reprisou seu papel, de Kate McCallister, em " Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York”, de 1992
‘Schitt’s Creek’
Em 2015, ela voltou a trabalhar com um de seus maiores amigos, o comediante Eugene Levy, em Schitt’s Creek , série criada por Dan Levy.
A série teve um começo fraco, até que os fãs começaram a acompanhá-la em massa quando ficou disponível para streaming na Netflix.
Catherine O’Hara interpretou Moira Rose na aclamada série, uma ex-atriz de novela extravagante, excêntrica e matriarca da família Rose, conhecida por seus sotaques inconfundíveis, perucas dramáticas e vocabulário único.
Em 2020, ela ganhou o Emmy de melhor atriz em série de comédia pelo papel. Ela também ganhou um Globo de Ouro e um prêmio do SAG pela série.