Itatiaia

Miss Brasil é coroada após final do Miss Mundo 2026

Brasil é, pelo terceiro ano consecutivo, coroado como Miss World Américas

Por
Gabriela Botelho é a Miss World Américas
Gabriela Botelho é a Miss World Américas • Reprodução | Redes sociais

TOP 12 no Miss World 2026, Gabriela Botelho foi coroada Miss World Américas logo após a final do concurso neste sábado (5). A competição foi transmitida no país, após quatro décadas, pelo SBT. Joheirry Mola, da República Dominicana, foi quem recebeu o título principal.

Vale lembrar que o Miss World (Miss Mundo) coroa representantes continentais. Esta é a terceira vez consecutiva que o Brasil ganha o título. Nos dois últimos anos, a amazonense Letícia Frota e a paulista Jéssica Pedroso, ambas barradas no TOP 8, conquistaram o título de "Rainha das Américas".

Pelos demais continentes foram coroadas:

  • Miss World Europa (Elisabeth R. Alabern, da Espanha);
  • Miss World África (Snit Habteab, da Eritreia);
  • Miss World Caribe (Joheirry Mola Domínguez, da República Dominicana);
  • Miss World Ásia (Taanusiya Chetty, da Malásia);
  • Miss World Oceania (Tiarē Henry-Anguna, das Ilhas Cook).

Grande final

A Miss Brasil Gabriela Botelho avançou até o TOP 12 do Miss Mundo 2026. A vitória ficou com a candidata da República Dominicana, Joheirry Mola. O concurso aconteceu neste sábado (5), no Vietnã, e reuniu mais de 100 misses de vários locais do mundo.

A brasileira era uma das favoritas ao título. Gabriela disputou vaga no TOP 6 pelo grupo "Américas e Caribe" justamente com a dominicana e, apesar de ter sido ovacionada por especialistas pela resposta dada, não avançou.

Questionada sobre as qualidades que possui e que são essenciais para ser a Miss Mundo, Gabriela respondeu: "Nos últimos 7 anos, tenho trabalhado em comunidades que sofrem com algum tipo de urgência, como catástrofes nacionais ou doenças raras. É um lugar onde poucas pessoas querem estar. Mas quando cheguei lá, eles me deram o melhor presente. Eles me ensinaram a ver além do que os olhos podem ver e a ouvir com o coração. Essas qualidades, acredito, são essenciais para ter a responsabilidade de subir em um palco como este."

"Uma vez, a Princesa Diana disse que queria ser a rainha do coração das pessoas. E é exatamente essa a mulher que acordo todos os dias querendo ser. Não sei se vou ganhar a coroa esta noite, mas espero ter tocado o coração de vocês, e prometo que vou guiar com o meu. Muito obrigada", encerrou.

Por

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‶NaTelinha” e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.

 

 

Belo Horizonte