Ouvindo...

MasterChef Confeitaria estreia com várias eliminações e afronta de participante

MasterChef Confeitaria estreou nessa terça-feira (9)

Julia foi uma das participantes eliminadas na estreia do MasterChef Confeitaria

O MasterChef Confeitaria estreou nessa terça-feira (9) com direito a eliminação tripla. Em certo momento, um dos participantes discordou de Helena Rizzo e “afrontou” a chef nos bastidores.

Na primeira prova, que teve duração de três horas, os competidores precisavam criar um prato autoral que carregava brasilidade em seus ingredientes.

As paulistas Julia e Jéssica apresentaram os piores pratos e foram eliminadas. “Vocês foram as pessoas que mais erraram tecnicamente”, justificou Erick Jacquin.

Leia também

Julia serviu aos chefs um entremet de ganache com castanhas acompanhado de gel de limão-taiti e bergamota. Ao avaliar o prato, Helena Rizzo comentou: “Achei bom de sabor [...] Esteticamente acho meio exagerado, assim.”

Nos bastidores, ela “afrontou” a chef. “Eu não achei. Gosto dos elementos que coloquei no meu prato, acho que tudo combina. Está bem lúdico e criativo”, disparou Julia.

Diego Lozano disse que a sobremesa é “bastante confusa” e acrescentou: “Aqui, por mais que seja uma ganache, está super dura. O caramelo dentro tá bem denso e o sabor da sobremesa acabou ficando complexo. Às vezes, menos é mais.”

“Não imaginava que ia ser essa reação, mas volto com humildade e orgulho”, comentou Julia, também nos bastidores.

Segunda eliminação

Já Jéssica apresentou para os chefs um mousse de chocolate com cupuaçu acompanhado de sorbet de açaí e crumble com castanha de caju.

Após experimentá-lo, o chef Diego questionou: “Você acha que a textura dela [da mousse] tá boa?”.

“Falhei um pouquinho na gelatina”, responde Jéssica.

“A mousse teve uma pequena falha que grita um pouco. Textura tá muito líquida, de fato, faltou aí chocolate ou gelatina e o cupuaçu não dá pra sentir tanto”, completa Diego, justificando onde ela errou tecnicamente.

Melhor sobremesa

As sobremesas que se destacaram foram as Luiza, Ítalo, Johnlee, Natan e Marina. No entanto, em decisão unânime, os jurados escolheram a de Marina como a melhor do episódio.

Ela, que é professora de confeitaria, apresentou para os chefs um parfait de requeijão de corte acompanhado de sagu com melaço e raspadinha de carambola.

Após ganhar o primeiro pin da temporada, Marina precisou escolher salvar entre Wagner e Ramiro. Levando em conta a maior dificuldade da sobremesa, ela optou por salvar Ramiro da Prova de Eliminação.

Terceira eliminação

O terceiro confeiteiro que saiu do MasterChef foi definido na Prova de Eliminação. Neste desafio, os competidores precisaram criar macarons inspirados em três sobremesas, como torta de morango, pudim, tiramisù, bolo floresta negra, dentre outras.

Os jogadores receberam 2 horas de prova para entregar os pratos, e contaram com a presença de Narcisa Tamborindeguy.

“Amo macaron e meu doce preferido é crepe suzette com marrom glacê", comentou a socialite em conversa com os chefs.

Logo depois, os chefs, além de Narcisa, experimentaram os macarons preparados pelos participantes. Os destaques da prova foram: Letícia, Léo e Wagner. Porém, o pin foi entregue para Léo, que apresentou para os chefs macarons nos sabores floresta negra, torta de morango e curd de limão.

A curitibana Aline apresentou para os chefs macarons de pera, morango e floresta negra, sendo este o pior trio de sobremesas servido. “Te vi ali desesperada e esse desespero fez com que você quisesse entregar e talvez pulado alguma coisa. Você fez o mesmo recheio para tudo e a textura não tá legal”, esclareceu o chef Diego.

O episódio pode ser visto pelo canal no Youtube do MasterChef Brasil, no HBO Max e, aos domingos, a partir das 16h, na Band.

Próximo programa

No próximo programa, os participantes competem em equipe em uma prova de serviço. A ideia é criar sobremesas que harmonizem com espumante.

Já na Prova de Eliminação os competidores precisarão preparar uma sobremesa mil folhas e um Vol Au Vent (leve como o vento).

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.