A cantora e empresária Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, em Nova Iorque, onde fazia um tratamento contra um câncer de intestino. A notícia foi confirmada pela família em uma postagem colaborativa no Instagram de seu pai, o cantor Gilberto Gil, e de sua madrasta, Flora Gil.
"É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil”, diz a nota de falecimento.
A família também pediu a compreensão de amigos, fãs e da imprensa neste momento delicado. “Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família. Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas”, completou o comunicado.[
Preta Gil travava uma intensa batalha contra um câncer colorretal desde janeiro de 2023. Após esgotar as opções de tratamento no Brasil, a artista viajou para os Estados Unidos em maio deste ano para se submeter a um tratamento experimental.
A cantora, conhecida por sua voz marcante e personalidade autêntica, comoveu o país ao compartilhar abertamente as etapas de seu tratamento, que incluiu cirurgias, quimioterapia e radioterapia. Em agosto de 2024, a doença evoluiu com metástase no peritônio.
Filha de Gilberto Gil e da empresária Sandra Gadelha, Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu em 8 de agosto de 1974. Ela deixa o filho, Francisco Gil, de 29 anos, fruto de seu casamento com o ator Otávio Müller, e a neta, Sol de Maria, de 9 anos.
Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento da artista. A família informou que os detalhes serão divulgados assim que possível.