Ouvindo...

‘Fomos abandonados’, diz filha de Arlindo Cruz após sambista sofrer AVC

Arlindo Cruz está internado desde o dia 25 de março; o AVC sofrido em 2017 deixou sequelas no sambista

Arlindo Cruz é um dos principais nomes do samba brasileiro

Flora Cruz, de 22 anos, deu sua declaração na nova biografia de seu pai, Arlindo Cruz, de 66. Na obra “O Sambista Perfeito”, lançada no início de julho, a influenciadora relatou que sua família foi abandonada depois que o artista sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), em 2017.

“Fomos muito abandonados, muito! Amizade para mim é minha família. Estamos juntos para tudo e o resto é colega, parceiro. Amigo é família”, diz Flora em um trecho do livro publicado pela Editora Malê.

Segundo a influenciadora, o diagnóstico de Arlindo, que o faz conviver com as sequelas até hoje, mudou sua vida em vários sentidos. “Foi uma lição, principalmente, de que temos que amar como se não houvesse amanhã, porque o amanhã é incerto”, menciona.

“Não sabemos o que vai acontecer com a gente daqui a pouco. Meu pai estava tomando banho e teve um AVC, que não acontece por acaso, que tá dentro do destino de cada um e a gente sequer imagina. Aprendi a valorizar as pessoas”, refletiu a ex-participante de “A Fazenda 16", da Record.

No decorrer da declaração, Flora elogiou a trajetória do pai. “Ele era de conversar, dar colo, dinheiro, carinho, colocar filho para estudar, fazer concurso, de ajudar um primo a fazer um trabalho, a se dar bem na vida, a estudar, fazer faculdade, a ter uma profissão. E não era só mão aberta, mas coração aberto, de correr atrás para resolver”, relembrou.

Estado de saúde

No livro, Flora também fala sobre o estado de saúde de Arlindo. Vale lembrar que, além das sequelas do AVC, o sambista é portador de uma doença autoimune, é traqueostomizado e tem gastrostomia (GTT), ou seja, usa uma sonda alimentar.

“Aqui ele está muito bem cuidado, não sente dor, respira e degusta pela boca. Sente o gosto de um iogurte, uma sopa, um purê. O que a gente mais preza é o prazer dele, no gosto, na massagem, para que ele fique relaxado, feliz, dentro da nova realidade dele”, explica Flora.

Atualmente, o cantor está internado desde o dia 25 de março. O artista chegou a receber alta hospitalar no mês passado, mas ele não foi para a casa pois, de acordo com a família, a instalação dos equipamentos de home care não foi concluída a tempo. Em seguida, ele apresentou piora e precisou continuar internado.

Arlindo Cruz

Arlindo Cruz é considerado um dos principais nomes do samba brasileiro por sua vasta contribuição como cantor, compositor e instrumentista, especialmente no subgênero do samba de raiz. Com uma carreira que começou ainda na juventude, o artista se destacou como integrante do grupo Fundo de Quintal, referência no pagode carioca dos anos 1980.

Ele é autor ou coautor de centenas de sambas, muitos deles gravados por grandes nomes da música brasileira. Suas composições unem poesia, ritmo e tradição, mantendo viva a essência do samba. Além disso, Arlindo é conhecido por sua maestria no cavaquinho e por representar com autenticidade a cultura do samba carioca.

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.