Desde sua chegada em Canoas, no Rio Grande do Sul (RS), Amanda Meirelles,
A campeã do BBB 23 comentou que tem sido procurada por muitas pessoas para falar sobre a “experiência” e “vivência” na UTI do hospital, porém ela está sem tempo para isso. “Desde que eu cheguei não saí da UTI. Eu tô numa Unidade de Terapia Intensiva e aqui nós temos pacientes que estão mais vulneráveis”, inicia.
Conforme Amanda, alguns pacientes estão em estado “crítico” e outros “entubados”. “Muitas vezes estão protegidos apenas com um aventalzinho, então a gente está preservando a imagem dos pacientes aqui”, destacou.
“Eu apareço para falar o que precisa, estimular a doação. Se algum dia eu não estiver aqui na UTI, posso mostrar a cidade pra vocês, porém meu intuito não é esse. Meu intuito é vir aqui trabalhar e mostrar pra vocês o que realmente precisa”, afirmou.
Conforme Amanda, Canoas perdeu 19 das 27 unidades de saúde. Além disso, mais de 60% dos trabalhadores do hospital perderam suas casas.
“Uma situação de muita solidariedade, não é só trabalho, é missão, propósito. As pessoas guardam suas dores pra colaborar com o próximo e eu me sinto muito honrada de estar aqui tendo esse contato com excelentes profissionais de diversas áreas”, encerrou.
Balanço das enchentes
A Defesa Civil atualizou o balanço das enchentes às 12h desta quinta (9). Conforme o órgão, o número de mortes subiu para 107, mas um óbito ainda está em investigação. Por outro lado, o de feridos passou para 374 e o de desaparecidos para 136.
São 428 cidades afetadas pelas enchentes, 67.563 pessoas desabrigadas e 165.112 desalojadas. Ao todo, 1.482.006 pessoas foram afetadas.