Criador de expressões como “Ludmillo”, “delício”, “CNPJoto” e a
Tornado realizou um “pronunciamento oficial” na manhã desta quinta-feira (1º), no qual explicou o significado do termo que gerou rumores de gordofobia contra Lucas na casa. “‘Calabreso’ é meu bordão, gente. Para, calma! ‘Calabreso’ é um jeito carinhoso, é meu bordão. Toninho Tornado, ‘tamo’ junto”, anunciou o ator.
“Calabreso” é só uma das expressões que ficaram famosas por causa de Tornado. Parte de um programa de pegadinhas, o artista nascido em Belo Horizonte criou uma série de termos com “gênero invertido”, que também se tornaram parte do vocabulário do público do humorista.
Além de Davi, que já explicou na casa que “calabreso” é meramente a palavra calabresa com um “o” no lugar do “a”, outro confinado está entre os seguidores de Tornado. O MC Bin Laden, que esteve envolvido na discussão, já chegou a usar o termo polêmico e outras expressões do comediante fora da casa.
Quem é Toninho Tornado
Nascido em Belo Horizonte, o humorista cresceu na periferia de São Paulo, para onde se mudou com a família quando tinha apenas um ano. Antes de se dedicar exclusivamente à carreira como ator, Toninho trabalhou em uma funilaria, em circo, e como bombeiro civil, mas sem deixar a veia cômica de lado.
O mineiro apareceu na televisão pela primeira vez em 2013, apesar de tentar seguir a vocação na arte da comédia desde 1987. Percebendo a presença da equipe de um programa de pegadinhas, ele fingiu estar bêbado e conseguiu chamar a atenção dos produtores, sendo convidado para um teste e, depois, virando uma estrela do gênero.
A ideia de trocar o “a” por “o”, que rendeu o “calabreso” e outros termos que se tornaram famosos, surgiu com uma provocação a um amigo que estava de ressaca. Durante participação no podcast PodPah, o ator revelou que, enquanto trabalhava como bombeiro, chamou o colega de “delício”, o que o deixou irritado.
“Falei: ‘tá meio estressado hoje, ô, delício?’ e ele ‘o que foi que você falou aí, irmão?”, relembrou o humorista. Tornado decidiu guardar o bordão para “um dia levar para a TV”. A expressão foi para o “Te Peguei na TV”, programa da RedeTV, e acabou conquistando o público nas redes sociais - onde o mineiro soma mais de 3 milhões de seguidores.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.