Bar denunciado por Ana Paula em SP funcionava com alvará irregular
Em nota, Prefeitura da cidade detalhou a situação de irregularidade do estabelecimento, que pode ser multado

A Prefeitura de São Paulo informou que o bar denunciado por Ana Paula Renault no último fim de semana, a Bernadette Casa, estava funcionando sob alvará irregular. À Itatiaia, o órgão confirmou que o estabelecimento estava ativo em meio à irregularidades.
Na madrugada do último domingo (3), a Subprefeitura Sé informou que enviou equipes de fiscalização ao endereço. No local, segundo a administração municipal, foi constatado que a licença de funcionamento do estabelecimento para a atividade não estava de acordo com a prática exercida no local.
De acordo com a Prefeitura, foi lavrado um Termo de Orientação para regularização da atividade no prazo de 30 dias.
Caso o local não se regularize dentro do período concedido, o estabelecimento poderá ser multado e sofrer as demais sanções previstas em lei.
Ainda de acordo com as autoridades, o bar já teria sido fiscalizado outras seis vezes, entre 2020 e 2025. Em apenas uma foi constatado o nível de ruído acima dos limites permitidos por lei, resultando na emissão de Termo de Orientação.
Entenda a denúncia de Ana Paula
Na madrugada do último sábado (2), a campeã do BBB 26, Ana Paula Renault, foi até uma boate que fica ao lado de seu prédio na rua Augusta, em São Paulo, para pedir que o estabelecimento abaixasse o som.
Em um vídeo que rapidamente viralizou, Ana Paula aparece em uma discussão com os donos do estabelecimento. Nas imagens, a ex-BBB diz: “Vocês vão me respeitar ou não?”. Ao receber uma negativa, ela ligou para a polícia.
Nas redes sociais, a campeã contou que já registrou inúmeros boletins de ocorrência e e-mails à prefeitura, que nunca teve retorno. “Recorri a todos os canais institucionais: emails à Prefeitura, registros no 156, boletins de ocorrência e vistorias com o PSIU que, nas raras vezes em que ocorreram, foram conduzidas no andar errado, tornando o flagrante impossível”, explicou.
Bar se pronunciou após polêmica
Na mesma tarde, o estabelecimento se pronunciou sobre o ocorrido.
“O estabelecimento possui Alvará de Funcionamento válido, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), licença expedida pela Prefeitura Municipal, cadastro junto aos órgãos competentes e laudo técnico de isolamento/acústica emitido por profissional habilitado, atestando o cumprimento das normas aplicáveis, inclusive os parâmetros técnicos de controle de ruído”, iniciaram.
Em seguida, o local garantiu que funciona em consonância com a legislação vigente. Além disso eles reafirmaram que a mesma lei assegura os exercícios da livre iniciativa.
Mariana Taveira é estagiária do portal Itatiaia. Graduanda em Jornalismo pela UFMG, atua na cobertura de Minas Gerais, Brasil, Mundo e Entretenimento. Foi estagiária de produção na Record Minas e é entusiasta de narrativas que nascem do cotidiano e das paixões coletivas.



