A atriz Claudia Ohana compartilhou sobre a nosofobia, transtorno que enfrenta, em entrevista ao videocast Desculpa Alguma Coisa, divulgado na tarde desta quarta-feira (2). Ao comentar a questão, a artista diferenciou o que tem da hipocondria.
“Não é o hipocondríaco. Ele gosta de remédio, toma. O nosofóbico tem mania de doença, acha que tudo que tem é uma coisa gravíssima, mas não gosta de tomar remédio”, explicou
“Então, eu vou ao médico, por exemplo, ele me receita algo. Compro e não tomo. Já cheguei a fazer curso de enfermagem”, revelou a atriz.
Ainda na temática, Claudia relembrou um episódio em que teve um surto no avião. “Nesse negócio de pânico, fobia, tenho as minhas. Uma delas é ter um treco no avião e não poder sair”.
Leia mais:
“Me lembro de ter que fazer uma viagem para Las Vegas, para fazer As Filhas da Mãe. Tive um surto no avião, de chorar e pedir para a aeromoça falar com o piloto para descer”, contou.
Em entrevistas passadas, a atriz já havia falado sobre o diagnóstico e compartilhou outra situação em que pensou estar com um tumor cerebral. “Uma vez estava pingando sangue do meu nariz. Pensei: estou com um tumor cerebral, vou morrer agora. Em vez de esperar um dia… Pingou sangue, para mim já era tumor cerebral”, recordou, rindo.
Nosofobia
A
Diferente da hipocondria, na nosofobia, o paciente tem medo persistente e irracional de contrair uma doença específica. Geralmente, a doença imaginada é crônica e grave.