Em um fenômeno que ganhou topo da Netflix, a série “Adolescência”, que estreou em 14 de março, tem prendido a atenção do público ao redor do mundo. No centro da trama, que aborda temas contemporâneos como masculinidade tóxica, bullying e o impacto das redes sociais, está o jovem ator Owen Cooper, de apenas 15 anos, que faz sua estreia interpretando Jamie Miller, um adolescente de 13 anos acusado de um crime violento.
Apesar de ser seu primeiro trabalho como ator, a performance de Owen tem sido amplamente elogiada, tanto por telespectadores quanto por críticos. Nascido em Warrington, filho de uma cuidadora e de um profissional de tecnologia da informação, e com dois irmãos mais velhos, Owen tinha um sonho diferente antes de se encontrar com a atuação: ser jogador de futebol, tendo integrado o time Warrington Rylands .
Essa trajetória tomou um novo rumo quando ele começou a frequentar as aulas semanais do grupo The Drama Mob, em Manchester. A escalação para o papel de Jamie em “Adolescência” também foi um marco surpreendente na vida do jovem. Selecionado entre 500 candidatos pelo diretor de elenco Shaheen Baig, Owen sequer esperava ser escolhido.
“Eu nunca havia trabalhado antes, então apenas mandei uma fita, sem esperar muito. Voltei da escola e minha mãe me disse que eu consegui o papel”, revelou ao The Guardian. O talento promissor de Owen Cooper já lhe garantiu um novo trabalho de peso. Em 2026, ele integrará o elenco da adaptação de “O Morro dos Ventos Uivantes”, onde interpretará a versão jovem de Heathcliff, personagem que também será vivido por Jacob Elordi.
O elenco contará ainda com Margot Robbie no papel de Catherine. A atriz Erin Doherty, que dividiu cena com Owen no terceiro episódio de “Adolescência” em um momento intenso de terapia, não poupou elogios ao colega: “Esse cara é, sem dúvida, um dos melhores atores com quem já trabalhei. Sério, é de cair o queixo que este seja seu primeiro trabalho. É absolutamente ridículo”.
Criada por Stephen Graham, que também interpreta o pai de Jamie na série, “Adolescência” não se baseia em um caso real, mas encontra inspiração em incidentes de crimes cometidos por jovens. A trama explora as consequências do crime na família de Jamie e na comunidade. Nas redes sociais, Owen construiu uma base de fãs rapidamente, criando sua conta no Instagram em abril de 2021 e já acumulando 57,3 mil seguidores, com sua primeira publicação feita em janeiro deste ano.
*com informações da CNN Brasil