Ouvindo...

Com câncer raro, Vera Viel revela novo sintoma após primeiro dia de radioterapia

Empresária foi diagnosticada com sarcoma sinovial na coxa esquerda e já passou por uma cirurgia para retirada de tumor

Rodrigo Faro e a esposa Vera Viel

Vera Viel usou as redes sociais, na manhã desta terça-feira (12), para contar como está após a primeira sessão de radioterapia realizada nessa segunda-feira (11). A empresária, de 49 anos, foi diagnosticada com sarcoma sinovial, um tipo de câncer raro, no início de outubro.

Antes de iniciar a segunda sessão do tratamento contra a doença, Vera conversou com os seguidores no Instagram. “Hoje é o meu segundo dia de radioterapia. Já tô pronta aqui pra sair. Minha perna hoje acordou um pouquinho mais inchada, na cicatriz, mas eu tô indo lá, pra mais um dia de cura”, relatou.

De muletas, a esposa de Rodrigo Faro mostrou a perna esquerda, onde o tumor foi localizado. Ela passou por uma cirurgia, no dia 11 de outubro, véspera de seu aniversário de 49 anos, para a retirada do nódulo, e mostrou as cicatrizes nas redes sociais.

“As cicatrizes da minha operação são mais do que marcas físicas. Elas são o testemunho de recuperação, resistência e do milagre de Deus na minha vida. Muitas pessoas sentem vergonha ou constrangimento de exibir suas cicatrizes, mas essas marcas são parte da nossa história e identidade”, salientou.

Leia também

Sarcoma sinovial

O sarcoma sinovial é um tipo de tumor raro que representa menos de 1% dos tumores existentes. De acordo com a médica Monique Sedlmaier França, oncologista Clínica do Grupo Oncoclínicas, em Belo Horizonte, da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e do Hospital da Baleia, esse tipo de tumor se origina de tecidos que ajudam na formação e sustentação do organismo, como músculos, ossos, cartilagens e gordura.

Em relação ao diagnóstico, a oncologista explicou que é necessária a realização da biópsia. “O patologista avalia. Existe uma característica na forma do tumor que, dependendo do formato, o patologista já tem uma ideia que pode ser o sarcoma sinovial. Ele pode também fazer um outro exame chamado imunohistoquímica (IHQ) ou exames genéticos para confirmar a origem desse tumor.”


Participe dos canais da Itatiaia:

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.