Ouvindo...

A Praça é Nossa: relembre humoristas que morreram e deixaram saudade

Programa foi ao ar pela primeira vez no SBT em 7 de maio de 1987 e segue no ar até os dias de hoje

Jorge Lafond ficou conhecido por fazer o personagem ‘Vera Verão’

No ar há 37 anos, o programa A Praça é Nossa contou com humoristas ao longo das décadas que deixaram saudade. Quem não se lembra dos icônicos personagens Vera Verão e Velha Surda? Todos eles passaram pelas telas do SBT, e seguem na memória de quem acompanha o humorístico.

O programa foi ao ar pela primeira vez no SBT em 7 de maio de 1987, sob apresentação de Carlos Alberto de Nóbrega. Sempre sentado no banco da praça, o apresentador recebe diversos personagens, que, ao longo do programa, conversam sobre diversos assuntos, arrancando gargalhadas do público.

Leia mais:

Leia também

Relembre a morte de 15 comediantes do humorístico:

Joaquim Lopes Salgado

O humorista morreu aos 74 anos, em 29 de maio de 2024, por motivos não informados. No humorístico, ele contracenou com vários personagens, como Ronald Golias (1929-2005).

Ronald Golias (O Profeta, Bronco, Pacífico e Professor Bartolomeu)

Com vários papéis no humorístico, Ronald Golias morreu em 27 de setembro de 2005 em decorrência de uma infecção generalizada após uma infecção pulmonar.

Em 2004, ele fez cirurgia para implantação de um marcapasso, no mês seguinte foi internado por conta de um coágulo no cérebro e, posteriormente, seu quadro foi se agravando.

Jorge Lafond (Vera Verão)

Jorge Lafond morreu aos 51 anos após problemas cardíacos. No humorístico, ganhou repercussão por interpretar Vera Verão, que tinha como bordão “Epa, bicha não!”.

Roni Rios (Velha Surda)

Um dos personagens mais marcantes do humorístico sem dúvidas era a Velha Surda, interpretada por Roni Rios. O ator morreu aos 64 anos, em 17 de maio de 2001, vítima de câncer linfático.

Maria Teresa (Dona Vamércia)

A humorista Maria Teresa morreu aos 63 anos no dia 16 de agosto de 1999 em decorrência de um edema pulmonar agudo e insuficiência coronariana. No programa, ela era a fofoqueira que tirava sarro da inteligência de mulheres bonitas.

Antônio Arnaud Rodrigues (Coronel Totonho)

Antônio Arnaud Rodrigues morreu aos 67 anos em um naufrágio no Tocantins em 16 de fevereiro de 2010. No programa, ele interpretava o fazendeiro Coronel Totonho, que amava contar “causos” sobre sua sogra.

Jorge Loredo (Zé Bonitinho)

Jorge Rodrigues Loredo morreu aos 89 anos no dia 26 de março de 2015, após falência múltipla de órgãos. O ator lutava há anos contra uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) grave e um enfisema pulmonar.

O personagem era o “garanhão” do humorístico, e tinha como bordão “Zé Bonitinho, o perigote das mulheres”.

Viana Júnior (Apolônio)

O comediante Viana Junior morreu aos 68 anos no dia 7 de junho de 2010, após insuficiência múltipla de órgãos. O ator possuía ataxia cerebelar, doença que o impedia de ter controle sobre seus movimentos musculares.

Orival Pessini (Patropi e outros)

Conhecido pelo personagem Patropi, Orival Pessini morreu no dia 14 de outubro de 2016 aos 72 anos, vítima de câncer no baço.

Aloísio Ferreira Gomes (Canarinho)

Aloísio Ferreira Gomes, o Canarinho, morreu em 21 de março de 2014, após infarto agudo do miocárdio.

Rony Cócegas (Lindeza)

Rony Cócegas morreu aos 59 anos em 25 de julho de 1999, após insuficiência múltipla dos órgãos. O comediante esteve internado por 21 anos por conta de uma hemorragia digestiva, em consequência de uma cirrose.

Nair Bello (Raquel)

Nair Bello morreu aos 75 anos em 17 de abril de 2007, após uma falência múltipla de órgãos.

Ivan Gomes (Batoré)

Ivan Gomes, o Batoré, morreu aos 61 anos no dia 10 de janeiro de 2022, vítima de câncer. O artista estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirituba, em São Paulo, quando veio a óbito.

Charles Gutemberg (Rapadura)

Charles Gutemberg morreu em 26 de novembro de 2011 aos 57 anos, após complicações por ter passado por uma cirurgia de intestino.

Carlos Leite (Kelé e Mauro Maurício)

Carlos Leite, conhecido pelos personagens Kelé e Mauro Maurício, morreu aos 51 anos em 3 de março de 1999, vítima da AIDS.


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.