O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, abre nessa quinta-feira (28) a exposição “Tesouros Ancestrais do Peru”, que apresenta 162 artefatos de civilizações pré-colombianas.
As peças de cerâmica, cobre, ouro, prata e têxteis permitem uma viagem pelas antigas civilizações andinas até a cristalização do Imperio Inca. A exposição fica em cartaz em BH até 6 de maio.
A mostra é uma das atrações da capital mineira para o feriado da Semana Santa, entre 28 e 31 de março. A entrada é gratuita, com retirada de ingresso na bilheteria física ou pela internet.
Pré-Colombo
As civilizações pré-colombianas se referem as culturas que ocuparam a América antes da chegada da expedição de Cristóvão Colombo, em 1492.
O Império Inca foio maior da América do Sul, com existência estimada entre 1438 e 1533.
Uma das Sete Maravilhas do Mundo, a cidade Machu Picchu é o exemplo mais famoso de sua arquitetura e engenhosidade avançadas.
A civilização tinha como capital Cusco, no Peru, mas se estendia para partes do território do que hoje são Equador, Bolívia, Colômbia, Chile e Argentina.
O império foi extinto principalmente devido à colonização espanhola na América do Sul, no século XVI.
Reconhecido como patrimonio pelo Ministerio da Cultura do Peru, o conjunto raro de objetos em exposição no CCBB-BH foram descobertos em diversas expedições arqueológicas na região.
O acervo pertence à Fundação Mujica Gallo e também faz parte do catálogo do Museo Oro del Peru y Armas del Mundo, em Cusco, no Peru.
*
Serviço
CCBB-BH apresenta “Tesouros Ancestrais do Peru”
Em cartaz entre 28 de fevereiro de 6 de maio 2024 .
Endereço: Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, Belo Horizonte (MG).
Local: Patio e Galerias do 3° Andar do CCBB-BH.
Horário: Quarta a segunda-feira, das 10h as 22h.
Entrada gratuita.