Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

‘Terror do INSS': vovô ‘maromba’ viraliza carregando peso e teve a aposentadoria negada

Carlos Suassuna, de 60 anos, tem quase um milhão de seguidores nas redes sociais

Determinação e força impressionantes: Carlos Suassuna, de 60 anos, ficou conhecido nas redes sociais como ‘Vovô Maromba’ por praticar exercícios ‘nada tradicionais’. Ele acumula quase um milhão de seguidores. No último vídeo publicado, por exemplo, o influenciador puxa dois carros sem dificuldade como se fosse um reboque humano. Suassuna, que é paraibano, brinca com os seguidores que é o ‘Terror do INSS’, mas a história não é bem assim.

Prestes a completar 61 anos, o vovô paraibano ainda não é aposentado porque teve o benefício negado como pedreiro. ‘Eu brinco que sou o terror do INSS, mas negaram minha aposentadoria mesmo eu tendo direito’, afirma em entrevista à Itatiaia. Em alguns dos vídeos, ele está em canteiros de obras carregando material de construção.

O ‘Vovô Maromba’ nasceu e vive em Riacho dos Cavalos, cidade no interior da Paraíba com 10 mil habitantes. Só no Instagram, uma população quase 100 vezes maior o acompanha.

Leia também

Carlos conta que começou a praticar exercícios físicos aos 17 anos, quando vivia e trabalhava na roça. ‘Eu fazia barra fixa pendurado em um galho de árvore, pegava peso com pedra’, exemplifica. Os desafios foram ficando mais complexos e, hoje, Suassuna faz atividades para fisiculturista nenhum colocar defeito.

Vídeos começaram por acaso

Carlos Suassuna começou a publicar vídeos em meados de 2022. Depois de 40 anos treinando ‘sem mostrar pra ninguém’, vovô maromba viralizou com um vídeo em que brincava com uma situação que viveu na academia.

‘Um dia eu estava treinando em um aparelho e chegou um daqueles meninos que a gente chama de ‘frango de academia’. Ele me perguntou quanto faltava para acabar o exercício. Na hora eu só pensei: ‘oh frango, quando você tiver um peitoral desse a gente conversa’, conta o influenciador.

O vídeo com a frase viralizou nas redes sociais e deu nome ao ‘Vovô Maromba’. Mas as atividades não se restringem à academia.

Desde então ele oferece aos seguidores um arsenal de vídeos impressionantes: levanta mais de 20 tijolos de uma vez só para definir o bíceps, puxa carros, sobe paredes e faz barra invertida no próprio telhado de casa.

Os vídeos do paraibano impressionaram até Leo Stronda, influenciador com mais de 5 milhões de seguidores, com quem o Vovô maromba fez uma série especial na academia.

Sem lesões

Não tente fazer isto em casa! Apesar de carregar pesos impressionantes, o Vovô Maromba garante que nunca se lesionou. ‘Eu conheço meu limite, sei até onde eu posso ir.

O que eu carrego não é tão pesado para mim’, ensina. Vale ressaltar que Carlos faz acompanhamento com profissionais e não recomenda que leigos tentem reproduzir suas proezas em casa.

Veja vídeos do Vovô Maromba

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Giullia Gurgel é estudante de jornalismo e estagiária da Itatiaia.
Leia mais