Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

BBB 2024: por que a participante Alane desmaiou? Entenda a Síndrome Vasovagal

O cardiologista e professor Augusto Vilela explica as causas e o tratamento

alane-nizam-bbb24.jpeg

Alane desmaiou nos braços de Nizam por nervosismo após discussão

Reprodução | Globo

Uma fofoca entre os participantes do Big Brother Brasil, no último sábado (13), resultou com Alane desmaiada nos braços de Nizam provocada por uma crise nervosa. Ela foi atendida pela equipe médica e passa bem. Segundo o cardiologista e professor Augusto Vilela, esse tipo de desmaio é causado pela síndrome vasovagal. Veja o que é, quais os sintomas e o tratamento;

O que é a síndrome vasovagal?
Dr. Augusto Vilela: A síndrome vasovagal é uma condição que pode causar desmaios. É causado pela demora na chegada de sangue ao coração e ao cérebro, provocado pela diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Isso a acontece devido uma resposta exacerbada do sistema nervoso central.

A síndrome vasovagal é uma doença?
Dr. Augusto Vilela: Não, é uma resposta anormal do organismo frente a um estímulo mais intenso.

O que pode ocasionar a síndrome vasovagal?
Dr. Augusto Vilela: Dor intensa, estresse emocional, visão de sangue ou ferimentos, ficar em pé por muito tempo em locais quentes, mudanças repentinas na temperatura ambiente ou ja posição do corpo (como levantar rápido).

Quais são os sintomas da síndrome vasovagal?
Dr. Augusto Vilela: Os sintomas da síndrome vasovagal geralmente começam gradualmente, ou seja, o paciente sente-se mal antes de desmaiar. Os sintomas comuns incluem: fraqueza, suor frio, palidez, náusea, tontura, borramento visual, for de cabeça ou palpitações.

Como é feito o diagnóstico da síndrome vasovagal?
Dr. Augusto Vilela: O diagnóstico da síndrome vasovagal é feito com base na história clínica e no exame físico do paciente. O médico pode pedir exames adicionais, como um Tilt Teste, exame confirmatório.

Como é o tratamento da síndrome vasovagal?
Dr. Augusto Vilela: Na maioria dos casos, a síndrome vasovagal não requer tratamento. No entanto, existem algumas medidas que as pessoas com essa condição podem tomar para reduzir o risco de desmaios, incluindo:

  • Evitar situações que desencadeiam gatilhos (estresse emocional intenso, mudanças bruscas de posição, dores fortes, entre outros)
  • Beber bastante líquido
  • Praticar exercícios resistivos (pilates)

Quais são as complicações da síndrome vasovagal?

Dr. Augusto Vilela: As complicações da síndrome vasovagal são raras, mas podem incluir lesões relacionadas a quedas como fraturas.

Entenda o que afetou a participante do BBB

Toda situação começou por fofocas entre Nizam e Rodriguinho, que criticaram a tiktoker Vanessa Lopes. Na conversa que ocorreu no quarto do Líder, eles falaram que a sister passa muito tempo se olhando nos espelhos da casa para fazer VT. Logo depois, o comentário de toda polêmica foi dito por Nizam: “Eu não consigo achar genuíno. E você sabe como é o chororô dela? É olhando pro espelho. Me fala como isso pode ser genuíno?”.

No quarto, além dos dois brothers também estavam Vinícius Rodrigues e Lucas Pizane. O atleta repassou a fofoca para MC Bin Laden e o funkeiro aproveitou para levar diretamente para a pessoa atacada, Vanessa Lopes.

Logo depois, Vanessa foi para o quarto e contou para outras sisters que ficou sabendo dos comentários, sem citar os nomes. Alane estava presente no cômodo e foi até Nizam abrir o jogo que a influencer estava chateada com as declarações sobre ela e o questiona se deveria conversar com a colega sobre toda história. Durante a conversa, Alane começou a se sentir mal e desmaiou nos braços do brother.

*com informações da repórter Natasha Werneck

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formou em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Leia mais