Em comemoração aos 30 anos da personagem Filomena, a atriz mineira Gorete Milagres está de volta à Belo Horizonte, onde a apresentou pela primeira vez. “Filomena 30 anos de peleja”, será apresentado no Sesc Palladium nos dias 28 de janeiro e 30 de janeiro, e no Teatro Sesiminas em 3 de fevereiro.
No espetáculo com direção de Carlomam Bonfim, Filomena - ou Filó - volta aos palcos aproveitando o tempo em que “todo mundo vira artista”. A personagem já foi empregada, diarista, microempresária e governanta, mas volta aos palcos para apresentar um stand-up após não ter conseguido se aposentar.
A última apresentação da peça na capital foi em janeiro de 2020, com a estreia de “Filomena 25 anos de peleja”, peça que lotou três sessões antes da pandemia. "É como se eu estivesse congelado o espetáculo, mas a personagem continuou viva, fazendo vídeos sobre a Covid, receitas culinárias, mas agora nada mais justo do que comemorar a minha vida e da personagem, no palco”, destacou a atriz.
Mineira de Conselheiro Lafaiete, Gorete é comediante, atriz graduada pelo Teatro Universitário da UFMG e roteirista de cinema graduada pela Universidade Anhembi de São Paulo. A artista acumula currículo extenso em teatro, cinema, novelas e programas humorísticos como “A Praça é Nossa” e o "Ô Coitado”, com a personagem Filomena, criada por ela.
A montagem “Filomena 30 anos de peleja” está na programação da 49ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança com ingressos a R$ 25. As apresentações acontecem no Sesc Palladium nos dias 28 de janeiro, domingo, às 17h, e 30 de janeiro, terça-feira, às 20h; e no Teatro Sesiminas, dia 03 de fevereiro, sábado, às 20h.