Ouvindo...

Morre o intérprete Quinho do Salgueiro, famoso pelo samba ‘Explode, coração’

Cantor tinha 66 anos e enfrentava um tumor; ele ganhou notoriedade ao ‘puxar’ desfiles na Sapucaí

Quinho teve a morte confirmada no início desta quinta-feira (4)

O cantor Quinho do Salgueiro, uma das principais vozes do carnaval das escolas de samba, morreu no fim da noite dessa quarta-feira (3). A informação foi confirmada nesta quinta-feira (4) pela direção do Acadêmicos do Salgueiro, agremiação que ele defendia desde os anos 1990. Como intérprete de samba de enredo, Quinho imortalizou a canção “Peguei um Ita no Norte”, famosa pelos versos “Explode, coração/ Na maior felicidade/ É lindo o meu Salgueiro/ Contagiando e sacudindo esta cidade”.

Nascido Melquisedeque Marins, Quinho tinha 66 anos. Ele enfrentava um tumor e, por causa disso, não interpretou o samba do Salgueiro no desfile de 2023. A doença causou problemas na voz do cantor.

Em 1993, com “Peguei um Ita no Norte”, Quinho foi campeão do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Em 2009, foi o intérprete do samba que conduziu o Salgueiro a seu último título.

Entre o fim dos anos 1980 e o início dos anos 1990, Quinho foi o puxador oficial da União da Ilha do Governador. Na agremiação, entoou sambas como “Festa Profana”, dos versos “Eu vou tomar um porre de felicidade/ Vou sacudir, eu vou zoar toda a cidade”.

“Quinho não apenas cantou para o Salgueiro; ele viveu e respirou cada nota, cada batida do coração acelerado da bateria. Ele personificou o espírito salgueirense, e sua ausência deixa um vazio indescritível. Hoje, não choramos apenas a perda de um grande artista; choramos a partida de um membro querido da nossa família”, lamentou o Salgueiro, em nota.

Além do Salgueiro e da União da Ilha, Quinho passou por escolas como Grande Rio, São Clemente e Acadêmicos de Santa Cruz. Em São Paulo, defendeu as cores do Rosas de Ouro e da Unidos do Peruche. Também passou por outros carnavais do país, como o de Porto Alegre (RS), onde chegou a ser puxador da União da Vila do IAPI.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.