O DJ Yuri Tavares, mais conhecido como Linearwave, morreu aos 33 anos nessa quarta-feira (6) em São Paulo. Considerado o maior produtor de Lo-fi da América Latina, Yuri estava internado no Hospital Santa Catarina, na capital paulista, e faleceu em decorrência de um câncer de pulmão.
Em nota, a Arcadia Studio e a TK7 Group se solidarizaram com a família, amigos e fãs do DJ. “Entre o período de 2019 a 2020, Linearwave participou da Arcadia Studio como um dos precursores do K-pop no Brasil, produzindo artistas como Tutz, KXXUO e Maypi”, destaca a empresa.
“A sonoridade produzida por Linearwave traz influências de gêneros como Bossa Nova, Música Eletrônica, Hip Hop e Ambient Music. Com suas músicas ele buscava ‘levar o ouvinte para um momento de paz, em que fosse possível esquecer a loucura do mundo contemporâneo e relaxar por alguns minutos’”, finaliza.
Desde a infância, o artista tinha uma “forte relação com a música”. Ele estudou na Composição Musical na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e se dedicou ao sonho de trabalhar em uma orquestra.
Em 2018, o DJ criou o projeto de Lo-fi Linearwave - época em que começou a produzir beats lofi e a fazer parceria com artistas.
Nas redes sociais, fãs lamentaram a morte do artista. “Eu vou sentir falta das suas ideias doidas na música, vou sentir falta de te ouvir falar dos seus módulos, de não entender nada mas mesmo assim prestar atenção porque você ama falar disso, vou sentir falta das suas brincadeiras idiotas e de você mandando mensagem de bom dia com voz de sono.. eu te amo pra sempre”, escreveu uma pessoa.
“Linear, sou muito grato pela sua passagem, obrigado por sempre ter me tratado com carinho e atenção, e nessa relação ídolo-fã, ficou muito claro que o maior nome do Lo-Fi brasileiro, também foi um grande ser humano! Nos encontramos na próxima frequência”, disse outra.
Apenas no Spotify, Linearwave acumula mais de 200 milhões de streamings. A família e amigos, que ficaram até o último momento ao lado do DJ, pedem respeito e privacidade.