Arquiteta, design de interiores e modelo. Lara Van Der Maas acumula em seu currículo diversas funções e, agora, ela terá mais uma: a de Miss Universo Belo Horizonte. Eleita no fim de semana após disputar o título com outras 12 candidatas, ela conversou com a reportagem da Itatiaia nesta terça-feira (5), onde falou sobre sua preparação e as expectativas para o estadual, que ocorre em março de 2024 em Barbacena, no Campo das Vertentes.
Para o municipal, Lara teve apenas duas semanas de preparação. “Nesse tempo, eu vi que posso ser e fazer muito mais e trazer a faixa de Miss Universo Minas Gerais para Belo Horizonte”, conta.
A modelo diz que seus diferenciais no concurso serão a “determinação e o foco”. Ela acrescenta: “Vou continuar dando o meu melhor, estudar oratória, passarela e desenvoltura nesse tempo que terei para me preparar”.
Apesar de ser o seu primeiro concurso, ela recorda que na infância “treinava” para o título, sem saber o que lhe reservava no futuro. “Treinava passarela e brincava de modelo e Miss na minha casa - isso sempre foi uma vontade minha. Saí de casa muito cedo para trabalhar e fui morar em São Paulo com 16 anos atrás do meu sonho. Desde então, têm muitos anos que eu trabalho como modelo, fazendo o que eu amo”, declara.
Ela conta que seu sonho se tornou real após o coordenador do concurso municipal, Thião Costa, a ver no corredor do Minas Trend, um evento de moda em Belo Horizonte. “Ele me chamou para conversar, me dizendo que eu deveria me inscrever para o concurso. Quando eu decidi participar, me doei 100 % e corri atrás para aprender o máximo e dar o meu melhor. Sempre assistia ao Miss Universo na TV, é algo que eu sempre amei, e viver isso está sendo um sonho para mim”.
Para ela, é imprescindível que uma Miss tenha “elegância, leveza, representatividade e voz”. Ela completa: “É preciso ter conhecimento para se expressar, ter conteúdo para incentivar as pessoas e influenciar de forma positiva”.
Além de toda preparação, como oratória, inglês e passarela, uma Miss precisa estar envolvida em algum projeto social. Porém, Lara conta ter feito isso muito antes de ser eleita. “Na minha adolescência eu participava da campanha do quilo, que visa arrecadar alimentos para o amparo dos mais necessitados. Na minha cidade também participei algumas vezes do sopão. Subíamos nas áreas mais carentes e distribuímos uma sopa quentinha para as famílias que não tinham o que comer. Próximo ao Natal, meu pai levava eu e minha irmã para comprar presentes e distribuir para as crianças, que não podiam ganhar um brinquedo”, relembra.
“Eu adoro crianças. Tenho pretensão de realizar projetos voltados para crianças carentes. Para mim, a infância tem que ser doce, é uma fase tão importante que molda e nos transforma para sermos pessoas melhores”, acrescenta.
Miss Universo Minas Gerais
Para o Miss Universo Minas Gerais, Lara revela que fará uma mudança no visual, mas algo sutil. “Apenas algo que realce a minha beleza natural. Meu intuito é apenas de melhorar e não tenho a intenção de transformar nada no meu visual neste momento”, esclarece.
Desde 2021, o Brasil não se classifica no Miss Universo, mas chegou perto da coroa em 2020 com a gaúcha Julia Gama e em 2007 com a mineira Natália Guimarães. “Se eu chegar lá, vou ser eu mesma e entregar o meu melhor. O que eu percebi, na minha opinião, vendo a Natália Guimarães desfilar em 2007, é que ela entregou algo único, algo que é só dela e as pessoas percebem quando isso vem de dentro”, reflete.
Amante de cavalos, Lara conta que à época que era criança vivia no curral da fazenda do seu avô, porém devido a alguns acontecimentos ela foi vendida e ela não pôde crescer convivendo com os animais. “Fico feliz demais quando tenho a oportunidade de ir para a roça e montar a cavalo”, comenta.
“Com amor e dedicação é possível realizar tudo que um dia a gente sonhou. E eu convido vocês a sonharem comigo de trazer o título de Miss Minas Gerais para a cidade de Belo Horizonte”, finaliza a Miss.